Prefeitura Municipal de Rolândia
Há exatos dois meses, a Sala de Atendimento a Mulher (SAEM) foi inaugurada na 29ª Delegacia de Polícia, sob a supervisão e orientação do Delegado Drº Bruno Rocha, ação essa formatada e organizada pela equipe da Secretaria Municipal da Mulher e Família. De acordo com a Secretária Adriana Palmieri, “a SAEM possibilita uma acolhida diferenciada na Delegacia e tem sido um importante diferencial. Vale destacar que essa parceria só foi possível pelo empenho e o envolvimento do Prefeito Doutor Francisconi em pensar em realizar uma gestão de políticas públicas para todos e todas”.
Segundo os documentos enviados pela colaboradora Juliana Peixoto, Servidora do Município, cedida para atuar na SAEM por meio de convênio firmado com o Estado, é possível mensurar um balanço desses atendimentos frente a demanda que chega pela Delegacia e também pelo número do disque denúncia 181: nos dois primeiros meses foram 93 atendimentos para a Lei Maria da Penha gerando assim 83 medidas protetivas.
A Secretária Adriana Palmeiri informa que o número é alto e dá mais de um caso por dia. “É fato que a violência está presente na vida de muitas mulheres e meninas e isso não pode ser invisível aos olhos da sociedade. Essas violências que ocorrem não se restringem a uma única faixa de idade e acabam se traduzindo num cenário de riscos e de problemas sociais como: traumas pscicológicos, traumas físicos, suicídio, DST/Aids, gravidez, entre outros. Isso tudo gera custos diretos e indiretos para toda a sociedade, e por isso, a necessidade de dialogar e buscar desde a infância conscientizar sobre o assunto”.
Para a Diretora de Políticas Públicas Intersetoriais Angélica Chiaratti, “a SAEM é de extrema importância pois possibilita compreender e contribuir com essas mulheres por meio de ações como assessoria jurídica e psicológica”. Angélica destaca que o planejamento para os próximos meses é de ampliar e melhorar ainda mais o serviço. Segundo ela, a Secretaria da Mulher e da Família vai iniciar nesse mês de Julho o “I Simpósio Muitas lutas, muita resistência, muitos caminhos: aprendendo sobre a Lei Maria da Penha”. Ela explica que “esse projeto é uma ação que trará nos meses de julho, agosto e setembro para os acadêmicos(as) da FACCAR diversos temas sobre as variadas questões referentes a Lei. Profissionais de renome de todo o estado estarão em nossa cidade dialogando sobre o assunto”, conclui.
Serviço:
Sala de Atendimento a Mulher (SAEM)
29ª Delegacia de Polícia
Av. Castro Alves, 2315 - centro
Atendimento 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h de segunda a sexta-feira
Secretaria da Mulher e da Família
Atendimento no Paço Municipal - Avenida Presidente Bernardes, 809, tel: (43) 3255-8600 das 12h às 18h.
Última modificação em 21/06/2018
Acesso à Informação