Prefeitura Municipal de Rolândia
“Vamos apresentar um relatório detalhado da situação da dengue em Rolândia e discutir como as entidades podem nos ajudar no combate à doença, que é uma responsabilidade de todos”, afirma a secretária municipal de Saúde, Giseli Freitas.
Até esta terça-feira 20 de maio, foram notificados 570 casos de dengue em Rolândia – 119 confirmados. “Não é uma situação confortável, mas que estamos enfrentando com trabalho intenso”, diz a secretária.
Segundo ela, foi realizado um mutirão, entre os dias 5 e 14 de maio, envolvendo 73 pessoas, entre agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e servidores das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente.
“Mapeamos toda a cidade e, num mutirão de limpeza, foram recolhidas 20 toneladas de materiais que serviam de criadouros para o Aedes aegypti. Essa remoção foi acompanhada do bloqueio químico, com aplicação de larvicida através de bombas costais”, relata Giseli Freitas. “Nas próximas duas semanas, esperamos colher os resultados desse esforço concentrado.”
A partir desta quarta-feira a equipe de endemias da Secretaria Municipal de Saúde será reforçada por 20 novos agentes, contratados por período emergencial de 180 dias. “Com esse pessoal, chegamos a 36 agentes, que é o número ideal para uma cidade de 60 mil habitantes, como Rolândia”, explica a secretária.
Última modificação em 20/05/2014
Acesso à Informação