Prefeitura Municipal de Rolândia
O objetivo é evitar sujeira nos quintais, nas ruas, calçadas e locais públicos, para que materiais sem uso sejam descartados adequadamente e não acumulem água que possa se transformar em criadouros para o mosquito da dengue.
Acompanhados por professores e funcionários da escola, cerca de 500 alunos de 1ª a 5ª série – metade pela manhã, a outra metade à tarde – percorreram as ruas Francisco Rams Pereira, Emílio Pincelli, Joaquim Pereira, Antônio Sella, Lúcio Pinto e Eduardo Grezlak. Para chamar a atenção dos moradores, portavam faixas e cartazes e cantavam o refrão “Lugar de lixo/não é no chão/respeite nosso vale/tenha mais educação”.
As passeatas foram engrossadas por alunos de 5 a 8 série do Colégio Estadual Professor José Alexandre Chiarelli. Também participaram professores e crianças do Centro Municipal Infantil Hans Helmut. A ação dos alunos da Escola São Fernando teve apoio dos bonecos do projeto Agrinho e de agentes de saúde do município, que fizeram palestras antes de cada passeata e acompanharam a caminhada dos alunos.
Arrastão
Enquanto os agentes de saúde distribuíam folders com orientações sobre o combate à dengue, os alunos entregavam aos moradores um panfleto sobre o arrastão contra o lixo, programado para semana que vem. O panfleto pede aos moradores que deixem nas calçadas de suas casas todo e qualquer material sem uso que serão recolhidos por caminhões da prefeitura nos dias 14, 15 e 16.
Batizado de Projeto Intervenção, a iniciativa envolve outras secretarias municipais, como Saúde, Meio Ambiente e Infaestrutura. E nasceu da própria insatisfação dos moradores do San Fernando, que haviam se queixado do acúmulo de lixo no bairro durante audiência com o prefeito Johnny Lehmann. “Queremos que este projeto seja permanente”, afirma a diretora da escola, Marli de Lourdes Bengozi Fernandes.
Revitalização
A meta, segundo a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Silvia Unbehaun Püschel, é estender o projeto para outras regiões da cidade. “Não podemos deixar que esta ação morra por aqui”, diz ela. Além do San Fernando, a primeira etapa do projeto abrange os bairros Aviação, Itália, Padre Ângelo, Orlandino de Almeida e Primavera. “Começamos pela conscientização, agora vem a limpeza e queremos também que haja uma revitalização dos espaços públicos da região, para melhorar o ambiente”, acrescenta Silvia Püschel.
Durante a caminhada, foi possível verificar muitos objetos – como sacolas, garrafas plásticas e entulhos de construção – acumulados nas ruas, terrenos baldios e bueiros, apesar de várias caçambas disponibilizadas à população para o descarte de materiais. Segundo a supervisora de endemias da Vigilância Sanitária em Rolândia, Viviane Barbosa de Luna, a ação com alunos do ensino fundamental tem maior eficácia. “As crianças têm maior poder de assimilação que os adultos, levam as orientações para a vida inteira.”
(clique)
VÍDEO DO EVENTO
Última modificação em 11/04/2014
Acesso à Informação