Prefeitura Municipal de Rolândia
Na oportunidade, compuseram a mesa de trabalhos, a presidente da Câmara, Sabine Denise Giesen (PMDB); o vice-prefeito, José Danilson Alves de Oliveira (PSB); o soldado e subcomandante de trânsito do 15º Batalhão de Polícia Militar, Álvaro Luis Hernandez; e o palestrante, Edson James Rasera, Chefe da Divisão de Controle e Fiscalização da Coordenadoria de Infrações do Detran (Departamento de Trânsito do Paraná).
José Danilson destacou as vantagens com a municipalização, especialmente com a diminuição de acidentes e, consequentemente, menos gastos com a saúde pública. Ressaltou também que, com a implantação, caberá ao município a responsabilidade de planejamento, projeto, engenharia, operação, educação e fiscalização das normas de trânsito.
“Neste dia estamos iniciando efetivamente com os vereadores e lideranças de diversos segmentos de nossa sociedade esse importante tema para a organização de nosso trânsito. A Procuradoria Jurídica da prefeitura já está trabalhando o projeto para que os vereadores possam analisá-lo e debatê-lo em novas audiências com a população, para os possíveis ajustes e votação ainda neste ano para que em 2015 ocorra a implantação, já com as dotações necessárias para o bom funcionamento, o que beneficiará toda a sociedade, principalmente com a disciplina no trânsito, através dos agentes contratados pelo órgão criado, que terá recursos próprios, por meio de convênios, para a execução de todos os trabalhos a serem executados em prol de um trânsito mais organizado”, disse Danilson.
O vice-prefeito lembrou que em 2011, quando ainda era vereador e presidente da Câmara, já se preocupava com esse assunto, participando de eventos sobre o tema em Curitiba, e, na oportunidade, de encaminhar Requerimento ao Executivo Municipal, na possibilidade da criação da Companhia Municipal de Trânsito e da Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARÍ), em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro, que determina em seus artigos 6º, 7º e 8º, para que os Municípios organizem seus respectivos órgãos e entidades executivos de trânsito e rodoviário.
Com dados estatísticos, Edson Rasera falou que atualmente Rolândia tem 57.742 habitantes e 32.575 veículos, sendo que, em 2008, somava 23.687, “portanto houve uma incrível evolução de mais de 2.000 veículos por ano”. Mencionou que a engenharia de trânsito deve trabalhar nos pontos cruciais para buscar eliminar problemas, e isso é possível com a municipalização, pois favorece focar especificamente caso a caso, diferente do que acontece atualmente. Disse ainda que, Rolândia tem de 40 a 60 acidentes de trânsito por mês, sendo mais um motivo para o debate.
Ressaltou também que o governo do Estado tem incentivado os municípios para a criação do órgão municipal, pois só a cidade conhece seu próprio trânsito e sua própria organização no futuro. “Eis a razão da municipalização”, afirmou Rasera. “A educação é o caminho para um trânsito seguro, salva vidas, diminui custos hospitalares, entre outros benefícios”, alertou.
Presentes
Prestigiaram o evento o procurador geral do Município, Jeferson Matias, o secretário de Administração Antonio Celso Chequin, entre outros servidores; os vereadores Rodrigo Leocardio Jorge (PP), Alex Santana (PROS), Enéias Galvão (PSDB), João Manoel Ardigo (PSB), José de Paula Martins (PSD), Maico Francisco Pereira (PT), Odyr Giordani Júnior (PROS), Reginaldo Aparecido da Silva (PP), Waldemar Moraes de Almeida (PMDB); e servidores da Câmara Municipal.
(clique)
| José Danilson (vice-prefeito) discursando. |
| Edson James Rasera (Detran) apresentando a palestra. |
Última modificação em 04/04/2014
Acesso à Informação