Prefeitura Municipal de Rolândia
A intenção foi manifestada pelo prefeito durante a solenidade de assinatura do edital, que reuniu secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e o deputado federal Alex Canziani (PTB). Segundo Lehmann, será preciso estudar a destinação de uma área – possivelmente na região do distrito industrial do município – para que a ALL transfira o local onde realiza as operações de transbordo e manobra das composições.
“Vamos estudar com calma as alternativas, para que haja uma solução adequada para a empresa e principalmente para os moradores de Rolândia”, afirma o prefeito. “Espero contar com sugestões dos moradores e lideranças e com o apoio da Câmara Municipal. Temos de fazer tudo direitinho, ouvindo todos os interessados, para que a iniciativa seja boa para a cidade”, diz Lehmann.
Envelopes em maio
O edital assinado na segunda-feira 31 de março dá início à licitação para construção da trincheira que vai interligar as avenidas Castro Alves e Ailton Rodrigues Alves. A trincheira vai permitir a travessia, com segurança, de motoristas e pedestres por debaixo da linha férrea, sem mais a necessidade de esperar a passagem do trem. Antiga reivindicação da comunidade, a obra está orçada em R$ 7,5 milhões e, segundo Max Cancian, do Dnit, os recursos já estão garantidos no orçamento federal.
Cancian anunciou que, se o processo correr normalmente, sem atropelos, os envelopes com as propostas das construtoras interessadas em executar a obra vão ser abertos no dia 5 de maio, no auditório da superintendência regional do Dnit, em Curitiba. Uma vez conhecida a empresa vencedora, ela terá o prazo de 14 meses para concluir a obra. A expectativa é de que participem da concorrência empresas do Brasil e do exterior.
Os recursos para a transposição da linha férrea foram garantidos por uma emenda da bancada paranaense no Congresso Nacional. Johnny Lehmann agradeceu o empenho do engenheiro Max Cancian – que nasceu em Rolândia – e o apoio de primeira hora do deputado Alex Canziani, que o acompanhou em diversas visitas ao Dnit em Brasília e articulou a aprovação da emenda junto aos colegas paranaenses na Câmara e no Senado.
“Ficamos muito gratos pela insistência e pela perseverança do Alex em lutar por essa obra, que vai acabar com um transtorno danado na cidade”, disse Johnny Lehmann. “Este é um dia histórico. Há quantos anos a cidade sonha com essa obra?”, afirmou Alex Canziani. “Não há nada tão forte quanto uma ideia cujo tempo chegou”, prosseguiu o deputado, valendo-se de um pensamento do escritor francês Victor Hugo.
Apoio da URAM
O presidente da União Rolandense das Associações de Moradores (URAM), Paulo Inês, comemorou o início da licitação da obra. “Para atravessar a linha, muitas vezes é preciso esperar dez tempos de semáforo ou mais”, disse Inês, que conhece muito bem o transtorno que significa a ferrovia passando no centro da cidade: nascido em Campestre (MG), ele chegou a Rolândia com cinco anos de idade e a família instalou-se justamente na parte de baixo da linha.
“Esperar a passagem do trem faz o trabalhador chegar atrasado na empresa, faz o aluno chegar atrasado na escola, sem falar que ambulâncias e o carro dos bombeiros podem ficar retidos”, explicou o presidente da URAM, que apoia a ideia de se mudar o pátio de manobras da ALL para outro local. “É uma campanha nossa, das associações de moradores, desde 1992.”
Última modificação em 04/04/2014
Acesso à Informação