Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


Rolândia é a primeira cidade do Paraná a ter PPP na limpeza pública


Rolândia é a primeira cidade do Paraná a ter PPP na limpeza pública

Rolândia é a primeira cidade do Paraná a ter uma Parceria Público-Privada (PPP) para fazer a gestão completa da limpeza pública.

Inspirado em modelos adotados com sucesso nas cidades catarinenses de Blumenau, Balneário Camboriú e Joinville, o serviço, contratado por licitação, será prestado pela empresa SANAMBI e envolve todo o sistema de coleta, manejo e tratamento de resíduos sólidos.

O contrato, válido por 30 anos, estipula metas como, por exemplo, a redução do resíduo aterrado, educação ambiental, práticas de reutilização e compostagem.

O trabalho foi iniciado no dia 5 de janeiro de 2026.

O contrato também abrange os serviços de limpeza urbana, incluindo varrição manual de vias e logradouros públicos e serviços gerais, assegurando maior qualidade, regularidade e abrangência no atendimento à população de Rolândia.

O serviço de poda e recolhimento de galhos, segue no escopo contratual específico da Sanetran.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

(COM ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SANAMBI)

O consórcio formado pelas empresas Sanetran e Ambiental denominado SANAMBI é o responsável pela gestão de resíduos e serviços de limpeza pública do município de Rolândia, a partir de 5 de janeiro de 2026.

Resultado da licitação conduzida pela Prefeitura de Rolândia para a concessão dos serviços, o contrato terá vigência de 30 anos e representa um novo marco para a gestão integrada de resíduos do município, com a ampliação dos serviços, investimentos em tecnologia, educação ambiental e redução de impactos ao meio ambiente.

O escopo do contrato contempla a coleta de resíduos sólidos comuns, materiais recicláveis e resíduos volumosos, e suas respectivas destinações finais.

Estão incluídos a operação, manutenção, transporte e destinação dos resíduos provenientes dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), fortalecendo a logística e a eficiência do sistema de gestão de resíduos recicláveis em Rolândia.

Entre as estruturas que passarão a ser operadas pelo consórcio estão o aterro sanitário, a Unidade de Tratamento Biológico – Compostagem Aeróbica, a Unidade de Tratamento de Resíduos Volumosos e a Unidade de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos (UTVRS).

Esta última se destaca como um espaço projetado para receber, processar e transformar resíduos, que antes seriam descartados, convertendo-os em novos recursos e minimizando os impactos ambientais.

O contrato também abrange os serviços de limpeza urbana, incluindo varrição manual de vias e logradouros públicos e serviços gerais, assegurando maior qualidade, regularidade e abrangência no atendimento à população de Rolândia.

 “Com a nova concessão, Rolândia avança na consolidação de um modelo moderno, sustentável e integrado de gestão de resíduos e limpeza urbana, alinhado às boas práticas ambientais e à inovação tecnológica”, avalia o prefeito Ailton Maistro.

A concessão valoriza a premiação no quesito Sustentabilidade, recebida pelo município, no Prêmio Band Cidades Excelentes, tanto no Paraná como em âmbito nacional.

Concessão prevê inovações

Entre as principais inovações previstas na concessão dos serviços está a implantação de um Programa de Educação Ambiental, com ações permanentes voltadas à conscientização da comunidade sobre a correta separação dos resíduos, reciclagem e preservação do meio ambiente.

O contrato contempla ainda serviços de relacionamento com o usuário e a cobrança de tarifa, com foco na transparência, comunicação e melhoria contínua dos serviços prestados.

O diretor da Ambiental, Ugino Nolli Júnior, destaca que a Ambiental traz para Rolândia sua sólida experiência na gestão integrada de resíduos e na operação de sistemas modernos e sustentáveis.

“Em parceria com o município e a Sanetran, vamos construir um modelo de serviço inovador a exemplo de outras cidades que operamos no sul do Brasil”, afirma.

A modernização tecnológica é outro eixo central da nova concessão. Estão previstas ferramentas e soluções digitais para o rastreamento e monitoramento das rotas, itinerários e horários de coleta, permitindo maior controle operacional, eficiência logística e redução de impactos ambientais.

Os investimentos também contemplam a modernização da frota e dos equipamentos, contribuindo para menor emissão de poluentes, mais segurança e melhores condições de trabalho.

Para o diretor da Sanetran, Luiz Afonso Poli, a parceria com a Ambiental e o trabalho conjunto com a Prefeitura de Rolândia vai possibilitar melhorias para a qualidade de vida da população e redução de impactos ambientais.

“Temos o compromisso de oferecer soluções eficientes com investimentos em tecnologia, educação ambiental e valorização dos resíduos”, acrescenta. Alguns serviços previstos no contrato iniciam imediatamente e outros mais complexos serão implantados em 2026 e no decorrer dos próximos anos.

O serviço de poda e recolhimento de galhos, segue no escopo contratual específico da Sanetran.

Sobre a Sanetran

A Sanetran é referência em saneamento ambiental, com mais de 33 anos de experiência na gestão de resíduos, limpeza urbana e engenharia ambiental.

A empresa atua com soluções modernas e sustentáveis, transformando desafios ambientais em respostas técnicas e inteligentes, alinhadas às demandas atuais dos municípios e à preservação do planeta para as futuras gerações.

Seu portfólio abrange desde a coleta automatizada e responsável até a destinação final inovadora dos resíduos, incluindo a gestão de resíduos de serviços de saúde, sempre com foco em eficiência operacional, segurança ambiental e adequação às necessidades específicas de cada cidade. A empresa foi a gestora do contrato de serviços de coleta de resíduos de Rolândia até o final de 2025 e agora participa da nova concessão de forma consorciada.

Sobre a Ambiental

A Ambiental atua no setor de Limpeza Urbana desde 1999 e no setor de Saneamento desde 2003, com a oferta de coleta de resíduos sólidos comuns, recicláveis e de serviços de saúde e serviços gerais de limpeza, implantação e operação de aterros sanitários, operação e manutenção do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

A empresa está presente em mais de 100 municípios catarinenses, onde atende mais de 2,4 milhões de pessoas, conta com mais de 4 mil colaboradores e destina mais de 582 mil toneladas de resíduos por ano, de forma ambientalmente correta. Saiba mais em www.ambiental.sc ou nas redes sociais @ambientalcomvoce.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 09/01/2026

  Imagens