EVENTO “INDÚSTRIA ACOLHEDORA” DISCUTE A INCLUSÃO DOS MIGRANTES NO SETOR INDUSTRIAL DA REGIÃO
Nesta quarta-feira, dia quatro de junho, as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, participaram de um evento promovido pelo Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio SESI, em parceria com a ACIR e do CIFAL Curitiba-UNITAR.
O encontro, realizado na FACCAR, que apoiou a atividade, abordou a ação “Indústria Acolhedora”, que é uma iniciativa que visa a integração de pessoas migrantes e refugiadas na indústria, por meio da capacitação e inclusão no ambiente de trabalho.
O trabalho apresentou para representantes de indústrias de Rolândia e de cidades da região, como contratar ou aprimorar a integração de trabalhadores migrantes e refugiados nas empresas. A medida trouxe ainda ensinamentos sobre “Recrutamento e Comunicação Intercultural Inclusiva”, com a intenção de aperfeiçoar estratégias de gestão de pessoas em contextos multiculturais.
No evento, a secretária de Assistência Social, Michele Pereira, apresentou dados sobre os migrantes em Rolândia. Atualmente, quase 17% da população da cidade é composta por migrantes nacionais ou internacionais. Só do Tocantins chegaram 5.824 pessoas. Além disso, Rolândia tem migrantes de 28 países diferentes, como Bangladesh, Guiné, Montenegro, Mali, Filipinas e Tunísia. Porém, os maiores contingentes são oriundos da Venezuela (993) e Haiti (531).
O prefeito Ailton Maistro, o vice-prefeito Horácio Negrão, a gerente de Responsabilidade Social do SESI Maringá, Emanoela Fertonani; e o gerente de Responsabilidade Social do SESI Curitiba, Caio César Arruda, acompanharam o produtivo encontro.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.