SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL VAI APOIAR E CAPACITAR ENTIDADES DE ROLÂNDIA PARA QUE ACESSSEM VERBAS ESTADUAIS

Nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, em evento na capital paranaense, a equipe da secretaria de Assistência Social de Rolândia participou da solenidade em que o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a autorização para a abertura de um edital de R$ 100 milhões para atender instituições de apoio a crianças e adolescentes de todo estado.

Com recursos do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA), este é o maior edital já lançado no Paraná para este tipo de atividade.

Participaram do evento representando Rolândia a secretária de Assistência Social Michele Pereira, as diretoras da pasta Carla Mastelini (Diretora de Vigilância Sócioassistencial) e Fernanda Buranello (Diretora de Proteção Especial).

Nas fotos, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família do Paraná (SEDEF) Rogério Carboni, a Chefe do Núcleo Regional da Sedef em Londrina Michelle Contato, Renata Mareziuzek dos Santos (presidente do Conselho Estadual da Assistência Social) e Juliana Cardoso Mizokami representando a APAE Rolândia.

Conforme a secretária Michele Pereira, a secretaria vai ajudar e capacitar para que todas as entidades de Rolândia consigam acessar o recurso promover ações à população rolandense.

Segundo ela, “a perspectiva é que todos que atenderem as documentações exigidas sejam atendidas. As entidades precisam estar registradas no Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA). Vamos fazer uma capacitação com todas as entidades e prestar assessoria para que quem desejar ser contemplado. Estamos muito felizes de poder fazer parte desse momento e apoiando nossas entidades, que podem incluir até seis projetos cada entidade nesse edital”.

O objetivo é de que os recursos possam beneficiar entidades que tenham projetos sociais, educacionais, culturais ou esportivos, com a compra de equipamentos, obras nas estruturas físicas das instituições ou na capacitação de profissionais.

O edital prevê que as instituições possam se inscrever projetos em seis eixos diferentes de atuação: Direito à Vida e à Saúde; Direito à Liberdade, Respeito e Dignidade; Direito à Convivência Familiar e Comunitária; Direito à Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Direito à Profissionalização e Proteção no Trabalho; e Fortalecimento das Estruturas do Sistema de Garantia de Direitos.

Cada projeto selecionado poderá receber entre R$ 100 mil e R$ 300 mil, e cada organização poderá se inscrever um projeto por linha, com um limite máximo de R$ 1,8 milhão por instituição.

Os valores serão deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), órgão que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef). O edital completo será publicado nas próximas semanas.

Última modificação em 25/10/2024