Prefeitura Municipal de Rolândia
A varredeira mecânica é dotada de uma vassoura central e mais duas vassouras laterais em ambos os lados do equipamento, acopladas ao sistema de aspersão de água para amenizar a formação de poeira. Na traseira existe um sistema de sucção móvel para facilitar a limpeza de valas e recolhimento de outros detritos.
"A varredeira vai percorrer 22 quilômetros por dia, das 7h00 às 17h30, de segunda a sábado", explicou o encarregado operacional Sanetran Rolândia, Ricardo Monteiro Meireles.
O prefeito fez questão de deixar claro que a máquina não foi adquirida para substituir mão-de-obra. "O objetivo é tornar o trabalho de limpeza mais rápido e eficiente. Os servidores que executavam os serviços nos locais onde a varredeira mecânica está atendendo serão deslocados para outras frentes de trabalho", afirmou o prefeito Johnny Lehmann.
Nos próximos dias a Sanetran deve apresentar e divulgar um cronograma dos dias e locais de trabalho do veículo da varrição mecânica.
Qualidade
O equipamento conta ainda com um sistema de monitoramento traseiro que permite o operador acompanhar o serviço realizado e o fluxo de veículos na traseira da varredeira.
Apresenta proteção externa nas laterais para evitar impactos com objetos fixos e meios-fios.
Do ponto de vista de eficiência, a varrição mecânica é capaz de remover, com suas escovas de aço, terra, areia e água das sarjetas.
A varredura conseguida pelos processos mecânicos, originária de serviço mensal em ruas de tráfego intenso, chega a apresentar 80% de terra e areia.
Última modificação em 06/08/2009