Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família

Prefeitura Municipal de Rolândia


Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família

texto

Nos links abaixo você pode conferir a movimentação do seu benefício.

texto

 

FOLHAS DE PAGAMENTOS BOLSA FAMÍLIA

texto

 

LISTAS BENEFÍCIOS SEM SAQUE

textotexto

 

exto

 

texto

   O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.  

   É o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, do Pé-de-Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. Além disso, ele também serve como critério para a seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.

  O Cadastro Único proporciona uma visão abrangente da parcela mais vulnerável da população brasileira, permitindo que os governos em todos os níveis saibam quem são essas famílias, onde vivem, suas condições de vida e suas necessidades. Essa base de dados facilita o desenvolvimento de novos programas sociais, a organização da oferta de programas e serviços para essas famílias e a seleção de beneficiários de maneira eficiente e segura.

 

Quem pode fazer o Cadastro Único?

As famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único.

Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.

"O cadastramento da família é vinculado a um Responsável Familiar - RF, maior de dezesseis anos, preferencialmente mulher.
O RF será o responsável pelo recebimento do benefício e o cumprimento das condicionalidades de todos os membros da família."


Onde fazer o Cadastro?
O Cadastro Único pode ser feito no CRAS mais próximo de sua residência e no CREAS para o público alvo.


Quais são os documentos obrigatórios para o cadastramento?
Para todos os membros da família:  Carteira de identidade, CPF e título de eleitor, carteira de trabalho; certidão de casamento ou nascimento. Levar os documentos originais.


Quando o Cadastro Único deverá ser atualizado?
O Cadastro Único deverá ser atualizado sempre que houver qualquer alteração na família, como renda familiar, entrada ou saída de pessoas na família, mudança de endereço, mudança de município e mudança de escola.
Mesmo não havendo alteração na família, é necessário atualizar os dados cadastrais a cada ano.

texto

 

O município, tem hoje, 10.505 famílias inseridas no Cadastro Único, de acordo com o relatório do MDS- SENARC (Dezembro/ 2024)

 
 
 
texto

 

 

texto

 

   O programa Bolsa Família contribui no combate à pobreza. Além de garantir renda para famílias em situação de pobreza, o Bolsa Família busca integrar políticas públicas, e fortalece a proteção destas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social.

   O Programa tem como objetivo assegurar o direito à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional, promover o acesso a rede de serviços públicos: Saúde, educação e assistência social, e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável.

texto

 

Quem pode receber o Bolsa Família?

Para receber o benefício, a principal regra é ter renda mensal por pessoa de até R$ 218,00. Se a renda mensal por pessoa da família estiver neste critério, a família é elegível ao programa.

 

Onde posso me cadastrar?

Para se inscrever, o cidadão deve procurar um posto de atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família de sua cidade. Estar cadastrado é pré-requisito mas não garante o ingresso imediato da família no programa.

 

Como faço para saber se fui selecionado para receber o Bolsa Família?

Será enviada uma carta para sua residência comunicando que sua família foi selecionada. Caso não tenha recebido, procure o setor responsável pelo Bolsa Família no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social ou Prefeitura de sua cidade. É possível também consultar a situação do benefício através do aplicativo Bolsa Família ou Central de Atendimento pelo número 111.

 

texto

 

 

texto

 

Gestão Municipal do Cadastro Único e Programa Bolsa Família 

texto

 

Gestora Municipal: Carla Patricia Mastelini

Operador Master: David Henrique Januario Valério

texto

 

Endereço: Av. Expedicionários, 291 - 3º andar - Telefone: 43 3906-1139   

texto

 

    E-mail: cadastrounico@rolandia.pr.gov.br

texto

 

 

texto

 

 

texto

 

Para FAZER O CADASTRO ÚNICO a pessoa deve procurar o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua residência.(Confira os endereços abaixo)

texto

 

 

texto

 

ENDEREÇOS CRAS

texto

 

CRAS PROFº ARNALDO GARCIA

texto

(VILA OLIVEIRA)

texto

 

COORDENADORA: MARIA CLAUDIA MANTINE
RUA SAGUARAGI 515 - VILA OLIVEIRA
43 3255-2730

texto

crasarnaldogarcia@rolandia.pr.gov.br

texto

 

 

 CRAS REGINA MAURA DE OLIVEIRA

texto

(SAN FERNANDO)

texto

 

COORDENADORA: MARIANA FESTTI
RUA: FRANCISCO RAMOS PEREIRA  S/N
43 3906-1015
crasreginamaura@rolandia.pr.gov.br

texto

 

 

texto

 

 CRAS LUIZ PICININ

(NOBRE)

texto

 

COORDENADORA: ROZIMARI PODANOSCHI VERONEZ
RUA: RUA IVAÍ, S/Nº - JD. BANDEIRANTES
43 3906-1097

texto

 crasluizpicinin@rolandia.pr.gov.br

texto

 

 

texto

 

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.