Prefeitura Municipal de Rolândia
Marcio Kolarovic, secretário de Meio-ambiente, disse que foram feitas algumas fotos em vários pontos de Rolândia onde moradores simplesmente jogam nas calçadas resíduos de podas realizadas em seus quintais, bem como esperam que a prefeitura retire do local, o mais rápido possível, o lixo que eles mesmos geraram.
_”A prefeitura não possui estrutura para isso, afinal passamos recolhendo hoje e amanhã já há sujeira de outro morador, geralmente um vizinho, na mesma rua”, lembra Kolarovic.
É dever da prefeitura dar destinação correta ao lixo doméstico produzido pelo contribuinte, desde que acondicionado corretamente em saco plástico. É também dever da prefeitura fazer a varrição, mantendo ruas e logradouros livres de sujeira e obstáculos que possam causar acidentes aos pedestres, ciclistas e motoristas É ainda dever da prefeitura fiscalizar os possíveis infratores, aplicando-lhes multa e cobrando taxas adicionais pelos serviços prestados.
Porém, é dever do contribuinte dar destinação correta aos bens inservíveis, a exemplo de: monitores, sofás, móveis e utensílios em geral, entulhos provenientes de obras, galhos, folhas e grama cortadas; contratando por sua conta serviços de terceiros como : carroceiros, fretistas ou caçambas. É dever do contribuinte manter terrenos de sua propriedade, que estejam desocupados, livre de mato e sujeira, principalmente recipientes que possam funcionar como incubatórios do mosquito aedes aegypi, transmissor da dengue, bem com evitar que bueiros fiquem entupidos após varrição de suas calçadas ou por objetos que possam ser levados por enxurrada.
Última modificação em 18/04/2013