A secretária de Educação, Rosane Benazi lembra que uma equipe composta por avaliadores/entrevistadores estará nas escolas onde os alunos foram previamente informados sobre o Programa. Acompanhados de suas respectivas mães, que foram também previamente convidadas, a equipe estará avaliando os alunos e fará acompanhamento dos mesmos durante o ano de 2013.
O porquê do Programa
A obesidade já é considerada epidêmica pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nos Estados Unidos estima-se que até 2015, cerca de 40% da população adulta será obesa (Biro e Wien, 2010). Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a obesidade está superando o tabagismo como principal fator de mortalidade.
Doenças que antes eram relacionadas apenas a adultos agora estão aparecendo em crianças, entre elas a diabetes tipo 2, colesterol alto, hipertensão, doenças cardiovasculares, apnéia do sono, problemas ortopédicos, além de problemas psicossociais (American College ofSports Medicine, 2011).
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças de 05 a 09 anos estava acima do peso recomendado pela OMS em 2010.
No Paraná o resultado da avaliação nutricional de escolares (SEED, 2010) o índice de sobrepeso e obesidade é de 24,9 % num total de 927.417 alunos.
Salienta-se também o cuidado em não rotular as crianças obesas, justificando, neste caso, a necessidade da área da psicologia no projeto. O que se pretende é colaborar na educação dos escolares e familiares para a vida numa sociedade agressiva aos hábitos saudáveis. Além disso, a médio e longo prazo a intenção é diminuir a quantidade do atendimento médico necessário às pessoas em decorrência de doenças associadas a obesidade.
Objetivo do Programa - Estabelecer prevalência de sobrepeso/obesidade e fatores demográficos-ambientais associados em escolares da Rede de Ensino Público do Paraná; Elaborar e distribuir material pedagógico direcionado à educação alimentar e à prática habitual de atividade física que possa atender os diferentes ciclos escolares; Capacitar os professores da Rede Pública de Ensino do Paraná para atuação no projeto; Delinear e implementar ações intervencionistas direcionadas ao controle do peso corporal no segmento de escolares que apresentam sobrepeso e obesidade;
Público Alvo- Jovens escolares matriculados na educação infantil, ensino fundamental e médio da rede pública municipal e estadual de ensino do Estado do Paraná, por extensão os seus familiares (pais).
Em 2013 serão avaliados 2 milhões de escolares da educação infantil, ensino fundamental e médio da rede pública municipal e estadual de ensino do Paraná.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.