Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA ENTRE TEC, SAMU E BOMBEIROS?


Em Rolândia, com início de suas atividades em 2011, o SAMU, por meio do telefone 192, atende casos clínicos, como problemas cardiorrespiratórios, Acidente Vascular Cerebral (AVC), intoxicação e crises hipertensivas. Rolândia conta com uma ambulância avançada completa e uma ambulância básica.

Na ambulância básica a equipe trabalha com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem/socorrista, já na ambulância avançada a equipe é composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista, que realizam atendimento a pacientes que estão necessitando de atendimento e transporte de saúde, ou seja, estão passando mal, deverão ser atendidos no local onde estão e transferidos para um local com maior recurso de assistência a saúde.

Em linhas gerais, podem estar com risco de vida e devem ser atendido o mais prontamente possível. O SAMU prestou serviços a mais de 24 mil pessoas em 2012.

O serviço é organizado pela central de regulação, situada em Londrina, para priorizar quais pacientes devem ser atendidos pela ambulância básica ou avançada, embora a equipe da ambulância inclusive a base da ambulância fica aqui em Rolândia.

O SAMU faz parte da Central de Regulação Médica Regional, que tem o objetivo de atender os 21 municípios da 17ª Regional de Saúde. A instalação faz parte do Plano de Regionalização da Rede de Urgências e Emergências do Governo do Estado. Telefone de contato: 192

O Transporte Emergencial Centralizado (TEC) por sua vez, já está em pleno funcionamento desde 2012, com o telefone 0800 400 1105 para realizar somente o transporte de pacientes para serviços de saúde como: fisioterapia, exames laboratoriais consultas agendadas em Rolândia ou em Londrina.

Em casos de pacientes com necessidades especiais (deficientes físicos, mentais, com dificuldade de entendimento), assim como para hemodiálise (em Rolândia, Londrina ou Arapongas) e transportes entre as unidades de saúde e o pronto atendimento, entre o pronto atendimento e o hospital São Rafael, é feito o transporte desde que não estejam apresentando nenhum risco de vida.

O TEC não realiza o transporte, por exemplo, no caso do CISMEPAR (consulta para especialistas) mas a Secretaria de Saúde do Município disponibiliza o passe do transporte coletivo para o paciente comparecer a consulta via serviço social.

Com o objetivo de facilitar atendimento, o TEC já registrou o transporte de 3 mil e 500 pessoas por mês através das chamadas gratuitas, pelo telefone (0800 400 11 05).

Os Bombeiros por sua vez, trabalham com um condutor socorrista e um socorrista, para o atendimento de pacientes que sofreram algum tipo de trauma, ou seja, acidente de carro, moto, caminhão, bicicleta. Também atende pacientes com ferimentos por arma de fogo ou por arma branca (faca, facão, foice, etc), porém podem solicitar apoio do SAMU de acordo com a gravidade do paciente.

De acordo com o Cabo Micheletti do Corpo de Bombeiros de Rolândia, o município realizou durante o ano de 2012, 610 atendimento, e em 2013 finalizou janeiro com 34 casos registrados.

“A diferença entre SAMU e Corpo de Bombeiros no atendimento de vítimas, está na gravidade de cada paciente. Por isso é de extrema importância averiguar a situação e informar corretamente”, afirmou Micheletti.

O Corpo de Bombeiros de Rolândia está localizado na Rua Presidente Vargas, nº 2308 o seu número de contato é o 193

Orientação

Confira algumas dicas importantes ao acionar os serviços de atendimento de urgência e emergência:

· Em caso de acidente de trânsito, sinalize ao máximo o local.

· Veja a situação das vítimas: se estão desacordadas e se há hemorragia ou fratura, para repassar o máximo de informações.

· Nos casos de acidente ou queda, jamais mexa na vítima. Isso pode agravar sua condição.

· Se a situação é de agressão, verifique se o agressor está no local, para avaliar a necessidade ou não de presença policial.

· Para atendimentos clínicos, é fundamental estar próximo da vítima, a fim de descrever o problema e direcionar os encaminhamentos necessários.


  • Compartilhe:
  • Por: PMR

Última modificação em 14/02/2013