Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


Secretaria de Saúde divulga resultado do 4º Liraa de 2025


Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa)

O Índice de Infestação Predial (IIP) do 4º LIRAa/2025, realizado no município de Rolândia entre os dias 30/06/2025 e 04/07/2025, foi de 1,2%, ou seja, a cada 1000 imóveis do município, estima-se que 12 tenham criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, o índice de infestação de até 1% é considerado aceitável. Índices de infestação predial entre 1% e 4% representam médio risco e acima de 4% representam alto risco para surtos e epidemias de dengue.

Para saber o Índice de Infestação Predial (IIP) por localidade e outras informações sobre o LIRAa acesse o link: https://sites.google.com/view/boletimdadengue-rolandia/lira

Os criadouros encontrados com maior freqüência foram:

  • Criadouros do Grupo B, 52,6% - Depósitos móveis, tais como vasos/frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, pingadeira, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais;
  • Criadouros do Grupo D2, 26,3% - Lixo, recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas, entulhos de construção;
  • Criadouros do grupo A2, 10,5 % - Depósitos de água ao nível do solo para armazenamento doméstico – tonel, tambor, barril, tina, depósitos de barro (filtros, moringas, potes), cisternas, caixas d’água, captação de água em poço/cacimba/cisterna.
  • Criadouros do grupo D1, 10,5 % - Pneus e outros materiais rodantes (câmaras de ar, manchões).

Cenário Epidemiológico da Dengue

No ano de 2025, até o fechamento do presente relatório, foram notificados 5.723 casos suspeitos de dengue. Destes, 1.242 foram confirmados e 4.452 foram descartados. Os sorotipos do vírus da Dengue em circulação são: DENV2 e DENV3. Os dados epidemiológicos com atualização diária podem ser acompanhados em pelo link: https://lookerstudio.google.com/s/pUK2XYPE5IA .

Apesar de estarmos em um período com pouca incidência da Dengue, poucas chuvas e temperaturas mais baixas, é fundamental manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Mesmo em momentos de menor risco, os criadouros podem surgir em locais escondidos e permanecer ativos, representando uma ameaça futura à saúde pública. Portanto, é importante continuar eliminando possíveis focos, como água parada em vasos, pneus, garrafas e outros recipientes, além de manter os ambientes limpos e bem vedados. Assim, podemos contribuir para a prevenção da doença e garantir a segurança de toda a comunidade.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 24/07/2025

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.