ROLANDENSES DEVEM ESTAR ATENTOS ÀS NOVAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO

Em Rolândia, não é diferente. Com o novo sistema, o trabalhador que pedir o benefício será encaminhado para uma série de entrevistas. Quem recusar até três oportunidades de trabalho equivalentes a do emprego anterior terá o pagamento do seguro bloqueado automaticamente. É a lei.

Quem quiser mudar de profissão vai precisar comprovar a participação em algum curso profissionalizante para não perder o benefício.

Segundo a gerente da Agência do Trabalhador de Rolândia, Elice Tamborelli, o sistema Mais Emprego foi criado para acabar com as fraudes, inclusive os acordos que eram feitos entre patrão e empregado para simular uma demissão. “Neste início de implantação estamos tendo muitas reclamações. Porém, a lei já existe há muito tempo e precisa ser cumprida”, disse ela.

Ainda de acordo com a gerente, “se o Mais Emprego funcionar, o problema da alta rotatividade será amenizado e falta de mão de obra vai acabar”.

OUTRAS REGRAS - Se o trabalhador der entrada no seguro por motivo de doença, na recepção do seguro ele tem que comprovar com o Laudo médico com o número do CID. Se ele tiver se qualificando na recepção do seguro, tem que apresentar a declaração com a data e horário. Se o trabalhador recusar a vaga recolocada na ocupação a qual foi encaminhada sem justificativa terá o benefício suspenso.

SERVIÇO – Todas as dúvidas a respeito das novas regras do Seguro-desemprego podem ser sanadas na Agência do Trabalhador, no Centro de Rolândia, na Avenida dos Expedicionários, 604, em frente a igreja matriz ou pelo telefone (43) 3255 1118.

Última modificação em 26/10/2011