SAÚDE DE ROLÂNDIA JÁ VACINA CONTRA A MENINGITE C

A vacina faz parte, a partir deste mês, do calendário básico de vacinação. A dose está disponível para todas as pessoas em todas as unidades básicas e de saúde da família, nos dias e horários normais de funcionamento.

Para o prefeito de Rolândia a vacinação é a forma mais indicada de proteção contra a bactéria. "A vacina tem elevado o índice de proteção, chegando a mais de 90% em todo o Brasil. Este medicamento significa mais segurança aos pais e garantia de desenvolvimento sadio das crianças rolandenses", afirmou o prefeito Johnny Lehmann.

No caso das crianças, estão aptos a tomar a vacina os bebês a partir de 3 meses de vida. A segunda dose será dada aos 5 meses. Quem tomar as duas doses no primeiro ano de vida, também receberá um reforço entre 12 e 15 meses.

Já as crianças que tiverem completado um ano e ainda forem menores de dois anos receberão apenas uma dose. Os pais de crianças desta faixa etária deverão comparecer à Unidade de Saúde de sua referência ou mais próxima de sua casa, com a carteira de vacinação dos filhos.

"Com a nova vacina, que custa aproximadamente R$ 120 em clínicas particulares, as crianças de Rolândia receberão a proteção necessária contra a meningite gratuitamente pela rede municipal", declarou a secretária de Saúde Tânia Aroceno.

A diretora de Vigilância em Saúde de Rolândia Deise Tokano alerta para as contra indicações. "A imunização é geralmente bem tolerada pelo organismo, sem reações colaterais graves. É contra indicada apenas para crianças com histórico de reação anafilática em doses anteriores", explicou a diretora.

A DOENÇA -

A meningite consiste em uma inflamação da meninge, membrana que reveste o cérebro. Ela pode ser transmitida de pessoa a pessoa, pelo ar considerado um dos grandes problemas de saúde pública. Ocorre todo o ano sendo mais frequente no inverno ou na estação seca. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, prostação, convulsões e sinais de irritação. A maior incidência é em crianças menores de 1 ano de idade.

Última modificação em 24/11/2010