18 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DO MUSEU

Na próxima terça-feira (18), comemora-se o Dia Internacional do Museu. Segundo a secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura Maria Luiza Muller tudo está preparado para receber os visitantes. "Contamos com um belíssimo acervo de quadros de artistas renomados, artefatos históricos e objetos que realmente vão surpreender a todos. Convido os rolandenses e outros moradores da região para conhecerem o Museu de Rolândia", declarou ela.

O Museu em Rolândia é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 até as 17h00.

HISTÓRIA -

As Coleções de quadros, de esculturas, de objetos de arte e de relíquias preciosas datam da Grécia Antiga e de Roma. Na Idade Média, elas existiram nos mosteiros e igrejas. No Renascimento, nos palácios dos soberanos e grandes senhores.? Nenhuma teve a designação de Museu. A primeira coleção que recebeu essa denominação foi a de LOUVRE na França, aberta ao público em 1750.

Depois a palavra Museu tornou-se habitual para designar coleções de qualquer natureza (públicas ou particulares), e até a? bem pouco tempo, o museu destinava-se apenas a abrigar e conservar coleções era sua única finalidade.

Hoje, defini-se como MUSEU, toda instituição permanente, sem fins lucrativos, aberta ao público, que adquire, conserva, pesquisa e expõe objetos de caráter cultural ou científico para fins de estudo, educação e entretenimento.?

A palavra Museu vem do termo grego MUSEION, templo das musas. Ptolomeu I, soberano do Egito, deu esse nome à?parte de seu palácio, em Alexandria, onde se reuniam os sábios e filósofos mais celebres do seu tempo. Foi esse o primeiro estabelecimento cultural que recebeu o título de Museu.

Última modificação em 14/05/2010