ROLÂNDIA PARTICIPA DA 4ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES DO PR EM FOZ DO IGUAÇU

Eles foram eleitos delegados e suplentes na Conferência Municipal das Cidades.

Os debates foram realizados por meio de quatro eixos já definidos pelo Governo Federal. 1) Criação e implementação de conselhos das cidades; 2) Aplicação do Estatuto da Cidade e dos planos diretores; 3) Integração da política urbana no território: política fundiária, saneamento e mobilidade e acessibilidade urbana; 4) Relação entre os programas governamentais - PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a política de desenvolvimento urbano.

PROPOSTAS - Foram aprovadas oito proposições paranaenses que serão levadas para a 4ª Conferência Nacional das Cidades, marcada para em junho, em Brasília.

São elas: Criação de conselhos municipais das cidades; capacitação, divulgação, participação e controle social dos atores sociais sobre as ações de planejamento urbano; implantação de planos de saneamento básico e dos planos diretores; priorização do transporte coletivo de massa; articulação entre as políticas governamentais de habitação; além de acessibilidade e mobilidade estão entre as principais propostas paranaenses para a PDU.

O encontro nacional vai debater as propostas oriundas dos Estados para a implementação da Política de Desenvolvimento Urbano (PDU

PARANÁ - Durante o evento, também foram aprovadas as 16 proposições paranaenses para a Política de Desenvolvimento do Estado (PDE), que serão encaminhadas ao Conselho das Cidades do Paraná (ConCidades-PR) e às órgãos estaduais de competência. Além disso, foram eleitos os 80 delegados que vão representar o Paraná no encontro nacional, bem como eleitos os membros da segunda gestão do ConCidades-PR (2011-2013).

Na foto os representantes de Rolândia posam ao lado do governador do estado do Paraná Orlando Pessuti.

Última modificação em 14/04/2010