Saúde de Rolândia confirma primeiro caso de Gripe A

No Paraná são 601 casos confirmados, 98% com evolução benigna. Foram confirmados 25 óbitos pelo vírus no estado. Quase 4.000 foram notificados (suspeitos) e 1.500 foram descartados. No Brasil até dia 01/08 foram confirmados quase 3.000 casos de Influenza A H1N1. A grande maioria (72%) tem apresentado sintomas leves. Em todo o país o número de mortos já chega a 96.

Novas ações da Saúde em Rolândia

A Secretaria de Saúde de Rolândia segue o padrão adotado pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde. "Estamos realizando exames apenas em casos de grupo de risco e graves, com comprometimento do sistema respiratório, por exemplo. Estamos aguardando 10 resultados de exames. Todos os casos de pacientes suspeitos estão sendo monitorados", explicou Deise Tokano, diretora da Vigilância em Saúde.

A Secretaria tem se organizado para atender com eficiência o paciente suspeito da gripe A. Cada Unidade de Saúde tem se adaptado da melhor forma possível para facilitar e diferenciar o acesso destes pacientes nas Unidades.

Além disto, estão sendo contratados profissionais de saúde exclusivamente para trabalhar com a Gripe A. As horas de plantão foram ampliadas para todos os profissionais.

Sintomas e Cuidados

Os casos de sintomas compatíveis com a doença: febre alta, tosse, dor de garganta, acompanhado de mais 2 sintomas de gripe, são pacientes que se classificam como suspeito da gripe A. Estes, deverão procurar um atendimento médico. Os casos suspeitos são orientados a ficarem em casa, em isolamento domiciliar por 7 dias após o início dos sintomas e com todos os cuidados necessários como:

* Uso de máscara constante;

* Lavar sempre as mãos;

* Utensílios separados e bem higienizados;

* Não receber visitas em casa;

* Seguir corretamente as orientações médicas - uso de medicação prescrita;

A colaboração da população é muito importante. Os pais não devem levar seus filhos e acompanhantes sadios aos postos de saúde, pois corre-se o risco de contaminação com o vírus da influenza A H1N1 ou outro microorganismo qualquer. As crianças devem ficar em casa. Os ausentes da escola não devem ir a outros locais onde há aglomeração de pessoas.

Última modificação em 06/08/2009