CRIAÇÃO DO FUNDO DE CULTURA POSSIBILITA INVESTIMENTO DE 1ª PEÇA TEATRAL EM ROLÂNDIA

A menina e o cão, dirigido por Marlene Araújo e que faz parte da memória artística de Rolândia, é o primeiro projeto do FMC apresentado ao público. O enredo conta a história de uma menina que, ao perdeu sua cachorrinha e acaba conhecendo um vira-lata, perdido e sem dono. O espetáculo leva ao público, de uma maneira bem-humorada, a denúncia sobre maus-tratos com animais.

O espetáculo é mais uma realização integral da Secretaria de Cultura de Rolândia, que só em 2012 investiu mais R$ 250.000,00 em projetos independentes, um marco na história local.

As apresentações seguem até o mês de outubro. O próximo projeto deste novo momento cultural da cidade será a peça “Camarim”, nos palcos da Faculdade Paranaense (FACCAR).

FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA - Criado em 2011, o Fundo coloca o município entre os poucos do Paraná a contar com o benefício.

Em fevereiro desse ano a Secretaria de Cultura divulgou uma lista de projetos classificados, que agora passam a receber seus recursos. São nove projetos que contemplam diferentes áreas: dança, teatro, música, cinema, artesanato e tradições folclóricas. É a primeira vez na história do município que se destina tantos recursos para este setor.

IMPORTANTE - O diferencial é que o investimento está sendo realizado entre produtores culturais locais, e o retorno do produto destas produções é voltado para toda a população, seja na gratuidade de ingressos a espetáculos, na formação de novos artistas, ou na acessibilidade às diversas manifestações culturais.

Última modificação em 28/09/2012