SAÚDE DE ROLÂNDIA VACINA CRIANÇAS DE 6 MESES A 2 ANOS, GESTANTES E IDOSOS CONTRA A GRIPE A

As doses são apenas para grupos considerados de riscos, estabelecido pelo próprio Ministério da Saúde, que são crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, gestantes e idosos (acima de 65 anos).

Segundo a secretaria, muitos destes grupos ainda não receberam a vacina nos meses de abril, maio, junho e se encontram mais vulneráveis a doença.

NÚMEROS – No balanço geral, Rolândia registrou desde o início do ano, sete casos suspeitos de gripe A H1N1. Destes, apenas um caso foi confirmado por meio de exame laboratorial, quatro casos foram descartados e dois seguem aguardando resultado.

É importante lembrar que o único caso confirmado foi de uma paciente que não teve complicações e já se encontra recuperada.

RECOMENDAÇÕES – Com a volta às aulas, a Secretaria de Saúde da Prefeitura já iniciou a campanha de orientação e precaução para o controle da gripe.A população deve relembrar as medidas preventivas como:

Manter os ambientes arejados, com janelas abertas;

Não compartilhar copos e talheres;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e boca quando espirrar ou tossi r(usando o método da etiqueta da tosse) e após, higienizar as mãos com água e sabão e/ou álcool 70%. Onde não houver lavatório deve existir dispensador de álcool gel 70%;

Higienizar superfícies entre turnos diariamente;

Na detecção de um caso suspeito (sintomas de febre, tosse, dor de garganta, falta de ar), o estudante deverá ser conduzido à sua casa, onde os familiares devem ser orientados a levar o aluno ao médico;

Utilizar copos descartáveis em bebedouros, em especial de fluxo vertical que possibilitam refluxo de saliva.

SERVIÇO - Mais informações na Secretaria de Saúde, no setor de Vigilância de Epidemiologia pelo telefone (43) 3906 1122.

Última modificação em 19/07/2012