PROCON ALERTA ROLANDENSES PARA O PERÍODO DE FÉRIAS ESCOLARES

Tiago de Oliveira Fabri, coordenador do “PROCON” da Prefeitura de Rolândia, alerta que para garantir férias com tranqüilidade e diversão é importante estar orientado. “Os moradores devem ficar atentos à idoneidade da empresa que oferece o serviço e aos responsáveis que acompanharão os menores de idade durante as atividades. Ainda é preciso ter conhecimento sobre as cláusulas contratuais pela prestação do serviço e também às condições dos meios de transporte utilizados e das instalações do hotel, colônia ou acampamento”, afirma ele.

De acordo com o coordenador, antes da criança ou adolescente iniciar a viagem de férias, o pai ou responsável deve escolher a agencia de turismo com calma e atenção.

Segundo ele, deve-se verificar o cadastramento da agência de interesse junto ao Ministério do Turismo, buscar informações sobre a existência de registros contra a empresa no PROCON, ou no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC). “Tão importante quanto verificar a integridade da agência de turismo, é conhecer sua estrutura e pessoal. Caso o menor possua alguma restrição alimentar ou recomendação médica é indispensável que os guias turísticos, instrutores ou monitores tomem conhecimento das precauções a serem adotadas”, lembra Tiago Fabri.

O Procon orienta ainda que em caso de viagens ou passeios que exijam a locomoção por ônibus de turismo, é de suma importância que os pais ou responsáveis verifiquem as condições do veiculo. “Para uma agencia realizar uma viagem com um transporte terrestre, ela deverá possuir uma Autorização, concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme exposto em sua Resolução n.1.166 de 2005”, explica o coordenador.

Ao se adotar medida de precaução aumenta-se a tranqüilidade e a segurança de que os menores de idade aproveitarão as férias e atividades propostas desfrutando ao máximo as atividades oferecidas.

Última modificação em 10/07/2012