PREFEITURA OFERECE MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE PARA ALUNOS ROLANDENSES

Todos os produtos que compõem a merenda escolar são adquiridos por meio de licitação. Para compra de alimentos da Agricultura Familiar com aquisição de no mínimo 30% do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é utilizada o processo de Chamada Pública.

O Prefeito de Rolândia Johnny Lehmann faz questão de oferecer uma alimentação saudável às crianças rolandenses. “A nossa merenda escolar é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos com base em cardápio específico preparado por uma nutricionista para o benefício das nossas crianças”, garantiu o prefeito.

O alimento é preparado nas unidades escolares por merendeiras que participam semestralmente de cursos específicos da atividade, orientadas pela nutricionista municipal Jaqueline de Souza Ribeiro. “Os produtos adquiridos são submetidos ao controle de qualidade. É previsto em edital de licitação e no edital de Chamada Pública a apresentação de amostras para avaliação e seleção dos produtos”, explica ela.

OS ALIMENTOS - No ato de entrega em Rolândia, os produtos são inspecionados quanto as Condições do transporte, embalagem, conformidade com a Nota Fiscal, marca do produto, data de fabricação e validade. Semanalmente os produtos estocados são inspecionados pela equipe do Programa.

O recebimento semanal de frutas e hortaliças é inspecionado pela nutricionista acompanhada por um membro do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) que também acompanham a estocagem dos alimentos nas unidades escolares. Os cardápios são planejados de acordo com a necessidade nutricionais estabelecidas pela lei federal.

Segundo Lourdes Cesário gerente do Programa Municipal de Alimentação Escolar, para verificar a aceitação do cardápio é aplicado o teste de aceitabilidade. “Em nossas escolas tem sido utilizada a metodologia da avaliação de restos e escala hedônica. A avaliação dos restos ingestão é feita de modo surpresa no momento das visitas periódicas”, esclareceu.

HORTAS - O Programa municipal de Alimentação Escolar juntamente com a Secretaria de Educação e parcerias com Sindicato Rural, Emater e Secretaria de Meio Ambiente desenvolve nas escolas municipais o Projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”.

O objetivo do projeto é promover a educação das crianças e da comunidade escolar, utilizando as hortas escolares como ferramenta e eixo gerador da prática pedagógica na abordagem de temas sobre alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.

Última modificação em 12/06/2012