Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


INAUGURADA A NOVA SEDE DO CONSELHO TUTELAR DE ROLÂNDIA


INAUGURADA A NOVA SEDE DO CONSELHO TUTELAR DE ROLÂNDIA

Rolândia obteve mais uma conquista, para trazer dignidade no atendimento ao público. A secretaria de Assistência Social informa que a nova sede para o Conselho Tutelar, que fica na Rua Yoshimassa Demura, número 100 no Jardim Tapajós, região da Vila Oliveira, foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 23 de abril. O prédio foi batizado como “Conselho Tutelar Orlando Costa”.

A obra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social, e o Governo do Estado, por meio da secretaria do Desenvolvimento Social e Família.

Com investimento de pouco mais de um milhão e trezentos mil reais, destinado pelo Fundo Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, o espaço foi construído para atender crianças e adolescentes, além de ser uma obra sustentável ambientalmente.

Em média, são feitos 250 atendimentos por mês na atual sede do conselho.

O edifício conta com cinco salas individuais para o atendimento (Rolândia tem cinco conselheiros tutelares), além de lugar para convivência, trazendo mais conforto para os funcionários e as famílias.

Os equipamentos e mobiliários foram adquiridos com recursos do Fundo, deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Antes da solenidade, o professor Matheus Vilas Boas e seus alunos, fizeram uma belíssima apresentação musical com adolescentes atendidos pela oficina de Convivência e Música do Cras San Fernando.

Participaram do ato o Secretário de Estado Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni (representando o governador Ratinho Júnior), prefeito Ailton Aparecido Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, o vice-prefeito Horácio Negrão, o deputado estadual Cobra Repórter, a secretária Assistência Social, Michele da Silva Pereira, o secretariado municipal, os vereadores Guilherme Spanguemberg (presidente da Câmara), Sabine Giesen, Gesiel Araújo, João Ardigo, José Luiz Polvani, Rodrigão, Ronaldo Bifinho e Vilmar Boy, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tânia Valoni, a  presidente Conselho Tutelar de Rolândia, Lais Sofia da Silva, as conselheiras tutelares da cidade Maria Tereza Juliani, Alice Andrade, Cristiane Kaufman e Ana Marina Lopes, a chefe do escritório regional da Secretaria de Estado Desenvolvimento Social e Familia, Bruna Souza,  a técnica de referência da secretaria, Michele Contato, representando o secretário Estadual da Cidades, Guto Silva, os servidores  Marcelo Vasconcellos e Marlon Rodrigues, servidores municipais, assessores, convidados e a comunidade.

 

O Conselho Tutelar de Rolândia atende até sexta-feira, dia 25 de abril, na Rua Santa Catarina, 1420, centro, para promover toda a mudança da estrutura. E, a partir de segunda-feira, dia 28, o atendimento será feito na nova sede.

Para denunciar qualquer tipo de abuso ou violência contra crianças e adolescentes ao Conselho Tutelar de Rolândia, basta ligar para os telefones: (43) 3906-1111 / 99166-0409.

 

Fotos: Tiago Sanches e Jesu Campos.

ORLANDO COSTA - HISTÓRICO

O nome do prédio rende uma homenagem a Orlando Costa. Ele colaborou diretamente com a história e o desenvolvimento da Política de Assistência Social no município, e foi secretário da pasta por 12 anos.

Nascido em 12 de outubro de 1944, em Bandeirantes-PR, ele chegou em Rolândia no início da década de 1980, para ser gerente do Banco Bradesco. Após se aposentar, ele decidiu fixar sua residência por aqui

 

Orlando Costa foi casado com Maria Aparecida Ferreira Costa, pai de três filhos (Paulo Henrique, Ana Paula e Carla) e avô de 7 netos, dentre eles Rafaela, Mateus, Leandro e Gabriela, que estiveram na inauguração. A nora Caroline e o genro Luís, também estiveram na solenidade

 

O homenageado foi um exemplar cristão e um inconformado contumaz com situações precárias de pessoas socialmente vulneráveis e necessitadas.

Sempre se movimentava junto aos amigos e às instituições para as necessárias satisfações de demandas da comunidade.

Pessoa simples e de muita empatia, foi querido pelos menos favorecidos, sendo por eles procurado até os últimos dias de sua vida.

Diante de sua transparência, facilidade em lidar com as demandas comunitárias, exerceu funções públicas de diretor e de secretário na Secretaria de Assistência Social de Rolândia por 12 anos, onde, nitidamente, teve a maior satisfação pessoal de sua vida.

Ali, ele teve meios de alentar os menos favorecidos, e aprendeu muito com as valorosas assistentes sociais e equipe, pelas  quais nutria profunda admiração e respeito.

Orlando faleceu em 8 de dezembro de 2019, deixando a empatia e a solidariedade como lições e exemplos, e amando Rolândia como a “sua cidade”.

 

Sua atuação deixou marcas positivas não apenas no poder público, mas também por toda rede socioassistencial (não governamental), os quais sempre foram recepcionados, atendidos e orientados com muito respeito, empatia e atenção. 


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 24/04/2025

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.