PREFEITURA E SANEPAR INICIAM NOVA ETAPA DO PROJETO FUNDO AZUL EM ROLÂNDIA

As metas para 2012 foram apresentadas pelos técnicos da Sanepar ao prefeito Johnny Lehmann, assim como o resumo do trabalho realizado no ano passado na bacia do cafezal, manancial que abastece Londrina e Cambé, cujas principais nascentes estão em Rolândia.A Sanepar estará investindo, com contrapartida da prefeitura, R$ 26 mil na compra de imagens de satélite, para fazer um diagnóstico mais apurado da bacia do cafezal e facilitar a identificação do uso e ocupação do solo para futuras intervenções. Com estes recursos, está prevista, ainda, a manutenção de 3 mil espécies de árvores nativas na área de influência da nascente 2 do córrego das amoreiras – afluente do cafezal. Também serão realizadas reuniões com a comunidade do entorno no projeto para que as pessoas se envolvam com o projeto. O gerente regional da Sanepar, Luiz Alberto da Silva (Tutti), elogiou a continuidade da parceria com a prefeitura. “Rolândia dá o exemplo do que é o saneamento integrado, porque está arrumando o seu quintal pensando no bem do vizinho”, comentou ele.Johnny Lehmann lembrou do esforço de manutenção de projetos de recuperação de matas ciliares. “É um trabalho fundamental. Estamos muito satisfeitos porque a comunidade comprou a idéia. No que depender da prefeitura, faremos tudo para garantir melhores condições para o meio ambiente”, afirmou o prefeito.

HISTÓRICO – O projeto Fundo Azul foi implantado pela Sanepar em Rolândia, em 2010, para recuperação do córrego das amoreiras. Em parceria, Prefeitura e Sanepar executaram atividades como o reforço do sistema de drenagem das águas pluviais, plantio com espécies nativas para recuperação de áreas de preservação permanente (app) e ações de educação ambiental, que envolveram 800 alunos das escolas estaduais Souza Naves e Presidente Kennedy.

PARCERIAS - A Sanepar e a Prefeitura de Rolândia tiveram o apoio da Cooperativa Integrada, Emater, e Unimed para a implementação de ações de educação socioambiental em 2011. As parcerias renderam ainda, palestras e visitas técnicas, mutirão de limpeza e teatro interativo. O trabalho foi documentado em vídeo e acabou virando ferramenta pedagógica para uso nas demais escolas do município.

PRESENÇAS - Participaram da reunião, da Prefeitura os secretários João Carlos Rodrigues Gomes, Reginaldo Rocha e o ex-secretário Waldiceu Verri. A Sanepar também esteve representada pela coordenadora de clientes, Marissol Ignotti, pela Assistente Social Angela Pagani, pela gestora ambiental Andréa Fontes e pelos técnicos Silvio Fachini e Antônio Carlos Ajarilla.

Última modificação em 06/03/2012