COMO ESTÁ SUA ALIMENTAÇÃO?

Dia 16 de outubro é o “Dia Mundial da Alimentação”. Para celebrar a data, a secretaria de Saúde, por meio do  ambulatório de Nutrição, do Centro de Especialidades de Rolândia, compartilhou com os profissionais um pouquinho do “tempero da vida”, escolhas saudáveis que trazem uma qualidade de vida, saúde e equilibro para o nosso dia a dia.

Quando utilizamos temperos frescos, ou mesmo desidratados, temos as propriedades nutricionais e funcionais dos alimentos, tornando nosso alimento como nosso medicamento.

Uma alimentação saudável, com frutas, legumes, verduras, carboidratos e proteínas mantém nosso corpo (e nosso bolso) saudável.

A dica da nutricionista da secretaria de Saúde, Angela Misae Iizuka, nutricionista CRN8-985, é “descasque mais, desembale menos, evite o uso de alimentos processados e ultraprocessados que são ricos em gorduras, açucares e conservantes”.

Para incentivar uma alimentação mais saudável, ela deixou nos consultórios, temperos saudáveis compartilhando assim um pouquinho de saúde para cada profissional, inclusive para a secretária de Saúde, Érika Bezerra Ludwig, diretores da secretaria de Saúde e usuários dos serviços do ambulatório de Nutrição, do Centro de Especialidades de Rolândia.

Vamos conhecer um pouquinho deles:

Orégano - Origanum vulgare- é Antifúngico e Antioxidante.

Pode ser adicionado aos alimentos ou usado sob a forma de infusão.

MANJERICÃO- Ocimum Sanctum- é Antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, hipoglicemiante, anti-hipertensiva, hepatoprotetor, antirreumática.

Pode ser adicionado aos alimentos ou usado sob a forma de infusão.

“A alimentação define quem você é, como você pensa e como você se desenvolve. A alimentação define suas escolhas, sua capacidade reprodutiva, as suas doenças, os seus sentimentos, os seus prazeres e a sua saúde. O que pode ser mais importante do que suas escolhas alimentares?” (Denise Carreiro, 2024).

Última modificação em 16/10/2024