ESTUDO DE 2012 REVELA BAIXO ÍNDICE DE DENGUE EM ROLÂNDIA, PORÉM ATENÇÃO DEVE CONTINUAR

De acordo com a pesquisa, Rolândia tem um índice 0,5% de infestação predial do mosquito transmissor da dengue. O percentual é considerado de baixo risco pelo Ministério da Saúde.

A pesquisa acontece a cada ciclo, no intuito de identificar precocemente áreas vulneráveis para a proliferação do mosquito e serve para o planejamento de ações de combate à doença.

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde do município, Deise Tokano, o baixo índice é resultado da utilização correta de inseticidas indicados pelo Ministério da Saúde e o empenho dos Agentes de Endemias e da população que tem ajudado no combate à doença. “Por meio do LIRAa, diagnosticamos as regiões onde precisamos trabalhar de forma mais efetiva. Mesmo nas regiões onde não foram verificadas a presença da larva, a vigilância será mantida, pois não podemos descuidar”, afirmou Deise.

O Levantamento do Índice do Aedes aegypti (LIRAa) é feito por amostragem, com a visita dos agentes às residências e outros imóveis.

ATENÇÃO – Mesmo com o resultado, a Secretaria de Saúde mantém o alerta para a população no combate ao mosquito. “É necessário continuarmos o combate, pois o atual cenário é propício para a proliferação do Aedes aegytpi. O ciclo de chuvas já começou e a época é ideal para aumentar expressivamente a quantidade do mosquito transmissor”, declarou a diretora.

SERVIÇO - Além do Levantamento, durante a pesquisa, os Agentes de Combate a Endemias realizaram também realizaram ações de conscientização, orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Em caso de dúvidas ou para denunciar focos de possíveis criadouros do mosquito, os moradores devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pela internet no e-mail: denguerolandia@gmail.com ou pelo telefone (43) 39061 126 ou 3906 1122.

Última modificação em 23/01/2012