DISTRITO DE SÃO MARTINHO PASSA A CONTAR COM NOVA E MODERNA UBS

Na tarde desta sexta-feira, dia 7 de junho, foi inaugurada a nova e moderna Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito de São Martinho. Situado na rua Cedro, s/n, o novo Posto de Saúde traz mais conforto e qualidade de atendimento aos usuários e maior praticidade e comodidade aos servidores.

A nova UBS conta com uma área construída de 289m² e teve o investimento de mais de um milhão e quinhentos mil reais.  O Governo do Estado do Paraná participou com R$ 650.000,00, por meio de indicação do deputado estadual Cobra Repórter, e o Município de Rolândia entrou com uma contrapartida no valor de R$ 850 mil. destes, R$ 140.000,00 são provenientes de emenda impositiva do vereador Sandro Leonardi.

Além da construção, teve também por parte da Prefeitura a compra de mobiliário e equipamentos. A UBS é climatizada, conta com ar condicionado e vai ter clínica de medicina geral, pediatra, ginecologista, dentista e todos os serviços e atendimentos de um Posto de Saúde deste porte

A UBS foi batizada prestando uma merecida homenagem a Orlando Melin, que foi líder comunitário de São Martinho e vereador por dois mandatos.

Na solenidade, as filhas de Orlando, Vani e Leonete, receberam flores (cortesia de Suculentas Sueli Garden) e o reconhecimento de todos.

Participaram da solenidade de entrega da obra o prefeito Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, a secretária de Saúde Érika Ludwig, a representante da 17º Regional de Saúde Ogle Beatriz Bacchi, o deputado estadual Cobra Repórter, os vereadores Reginaldo Silva (presidente da Câmara Municipal), Cristina Pieretti, Rodrigão, Isaac Altino, Sandro Leonardi e Vilmar Boy, todo o secretariado municipal, diretores da secretaria de Saúde, servidores municipais, convidados, pacientes e a comunidade.

Padre Romão Martins e o pastor Fábio Elias levaram uma palavra de fé aos presentes. Quem foi ainda ganhou algodão-doce. No final, Fabiano Santos esbanjou simpatia com um show musical pra lá de animado!

A UBS de São Martinho é coordenada, há 19 anos, pela enfermeira Ana Paula Félix Volpato. E tem uma das servidoras mais antigas da rede municipal de Saúde, Marli Rolim, que tem 30 anos de dedicação ao serviço público, como auxiliar de enfermagem. O prefeito fez questão de cumprimentar a equipe da UBS e as servidoras citadas, que são estimadas pela população usuária do serviço. E parabenizou a equipe pelo belo trabalho desenvolvido. Quem esteve na inauguração, aprovou a nova e moderna UBS de São Martinho.

A unidade antiga, na rua Ceará, fazia cerca de 140 atendimentos por dia. A nova estrutura da UBS atenderá São Martinho e as localidades rurais do entorno. Os pacientes serão atendidos de segunda a sexta, das 7h às 18h.

Última modificação em 07/06/2024