INICIADA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE. VEM VACINAR!

A secretaria de Saúde informa que todas as Unidades Básicas de Saúde receberam doses da vacina contra a Poliomielite e já estão aplicando doses, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite é voltada para crianças menores de cinco anos. A ação deve seguir até 14 de junho.

As crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal atual para o esquema primário aos dois, quatro e seis meses de idade (três doses da Vacina Inativada Poliomielite — VIP). Para o púbico de um a quatro anos, deve ser utilizada a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

A poliomielite também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A poliomielite está erradicada no País desde 1994.

A transmissão acontece diretamente de uma pessoa para outra através de gotas muito pequenas que saem da nossa boca e nariz quando falamos, tossimos ou espirramos. A transmissão também pode acontecer quando a pessoa tem contato direto com fezes contaminadas ou bebe água ou come alimentos contaminados. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e se espalha pela corrente sanguínea. Ao chegar ao sistema nervoso central (medula e cérebro), o vírus ataca os neurônios e pode provocar paralisia.

A principal forma de prevenção contra essa doença é a vacina.

• Por:

Última modificação em 27/05/2024