VOCÊ FAZ A RECICLAGEM DO LIXO?

No Brasil, 30% de todo lixo produzido tem potencial para ser reciclado.
No entanto, apenas 3% deste total é de fato reciclado.

Desse modo, a reciclagem se torna uma excelente alternativa para o problema de resíduos sólidos urbanos descartados incorretamente no meio ambiente.
Mas afinal, o que é reciclagem?

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, “reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo”.
Ou seja, transformar um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características.
A reciclagem é importante pois reduz o impacto sobre o meio ambiente e traz benefícios para o planeta, tendo em vista que muitos materiais levam bastante tempo para se decompor na natureza.

Além disso, é responsável pela diminuição da retirada de matéria-prima do ambiente, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo.
O você pode fazer?

Comece a reciclagem na sua casa.
Separe todo o material que pode ser reciclado (vidros, plásticos, papéis e metais) do lixo orgânico.
No município de Rolândia a coleta dos materiais recicláveis é realizada semanalmente porta a porta, informe-se do dia que passa em seu bairro!!
Fones:
Sanetran: (43) 3255-4742
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente: (43) 3156-0333.

• Por:

Última modificação em 14/05/2024