Turmas do Infantil 4 do Cmei Marly do Nascimento Santos visitam uma das primeiras escolas rurais de Rolândia!

No dia 8 de maio, quarta-feira, as turmas do infantil 4 A e D, da professora Neusa Serafim Gomes, junto com a turma do infantil 4 B e E, da professora Rosemery Chabude de Carvalho da Silva, do período matutino e do período vespertino do Cmei Marly do Nascimento Santos do Parigot de Souza fizeram uma visita a uma das primeiras escolas rurais de Rolândia, a Vital Brasil.

Com isso, ampliando ainda mais o projeto de história que estão trabalhando em sala de aula.

A antiga escola rural, situada no Deizinho do Vermelho, foi reinaugurada no ano passado como museu e conserva antigos objetos e sala de aula, também a rica história do café.

Lá, foram recebidos pela Angela Maria da Silva Zabine e Neuza Iwase que os acolheram com muito entusiasmo e dedicação.

As crianças tiveram uma belíssima aula sobre a verdadeira história daquele antigo lugar, como também de alguns objetos antigos: como o escovão, a plantadeira, máquinas fotográficas, filtro de barro de água, bucha vegetal etc, como também foi explicado sobre o café, onde do pé brota a flor, onde a abelha pousa e faz o mel, e que com o tempo nasce o café verde que em seguida fica maduro.

Depois segue para a colheita apanhando, rastelando e peneirando para em seguida ser levado por um trator onde é deixado no terreirão. Lá, é secado com o sol e depois dele seco vai para a tulha, depois para a máquina de moer e, após ser limpo, é torrado. Uma aula e tanto!

Depois dessa aula, as crianças puderam conhecer uma sala de aula com carteiras antigas, uniformes antigos, como também o livro "Caminho Suave", o antigo livro de alfabetização.

Conheceram também a pequena cozinha da escola e visitaram um refeitório, onde puderam se deliciar com um lanchinho ofertado pela instituição Cmei Marly.

Depois, foram brincar com petecas e piões que foram feitos com sucatas e aí foi aquela maior diversão!

Quantas coisas, histórias e aprendizado foram transmitidos naquele dia.

De volta para a instituição, tiveram uma parada numa plantação de café onde puderam ver de pertinho de como ele era.

A equipe gestora, professoras e alunos agradecem imensamente a Ângela e Neuza que proporcionaram esse momento que será, com certeza, inesquecível para todos.

"⁠Conhecer a história de onde se mora é descobrir caminhos para a vida". Alvaro L S Azevedo.

Quantas coisas, histórias e aprendizado foram transmitidos naquele dia.

Última modificação em 13/05/2024