Janeiro Branco: A importância da intervenção precoce nos cuidados da Saúde Mental de Crianças e adolescentes

Por: Simeire P. Santos Assistente Social/Coordenador

Na infância, a saúde mental desempenha um papel crucial no desenvolvimento emocional e social. No entanto, enfrentamos desafios significativos, como a crescente pressão e influência exercida pelas mídias, redes sociais, e a exposição de muito tempo em telas que podem impactar negativamente as crianças e adolescentes.
Fatores como apoio familiar, ambiente escolar positivo, alimentação saudável e prática de atividades esportivas e de lazer podem influenciar o bem-estar emocional.
Devemos ficar atentos a sinais que apontem risco para a saúde mental, como as mudanças bruscas de comportamento, mudanças de humor, hábitos de sono e alimentares, isolamento social, uso de roupas inadequadas para o clima, mudanças no desempenho escolar, sinais de tristeza, ansiedade ou situações traumáticas.
Observar atentamente esses sinais e oferecer apoio adequado, como conversas abertas, orientação profissional e, se necessário, intervenção terapêutica.
A conscientização sobre a importância da saúde mental infantil é uma perspectiva positiva, permitindo a implementação de abordagens preventivas e intervenções precoces.
Na rede pública de Rolândia, está a disposição da população para orientação e atendimento as Unidades Básica de Saúde e o CAPS Infanto Juvenil que atende crianças a partir dos 3 até os 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes.
O CAPS Infanto Juvenil está na rua Guimarães Rosa, 84 Jd. Asteca.
Telefone para contato (43) 3906-1018.

Última modificação em 15/01/2024