VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO TERMINA DIA 16

A vacina estará disponível nas unidades até o dia 16 de setembro, sexta-feira que vem. A intenção é imunizar 4.586 crianças rolandenses contra a doença. Até o momento, 89,70% foram imunizadas. Ainda existem quase 500 crianças que não receberam a dose da vacina contra o Sarampo no município.

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde Deise Tokano as crianças de um ano e menores de sete anos devem ser levadas ao posto de saúde mais próximo, pois a vacina é de grande importância. “Ano passado tivemos vários casos da doença nos estados vizinhos. Além do sarampo, a vacina protege também contra a rubéola e a caxumba e toda a criança deve ser imunizada, mesmo que já tenha tomado a dose anteriormente”, alertou Deise.

A vacinação contra o Sarampo é indiscriminada e não há nenhum risco de reação. Os pais que não levaram as crianças para a vacinação tem até dia 16/09 em qualquer Unidade de Saúde de Rolândia, das 8 até as 18 horas.

O SARAMPO – O sarampo é uma doença viral aguda, grave e muito contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas no corpo, coriza e conjuntivite. Desde 2001 não existem casos autóctones da doença no Brasil. Entre 2001 e 2010, foram confirmados 135 casos, todos importados.

POLIOMIELITE - A Diretoria de Vigilância em Saúde,  informa que atingiu a meta de 95% de cobertura na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças menores de 7 anos, proposta pelo Ministério da Saúde. Rolândia vacinou 3.711 crianças menores de 5 anos com a 2ª dose da vacina contra a Pólio, o que equivale a 97,80% desta população no município.

Última modificação em 09/09/2011