ROLANDENSES COMEMORAM 103 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

O evento solene, seguido de festividades, foi realizado no Museu Japonês e contou com a presença do Consul do Japão, Noburu Yamaguchi e da Consulesa Yuko, do Prefeito de Rolândia Johnny Lehmann, do Deputado Federal Luiz Nishimori e do deputado Estadual Teruo Kato e sua esposa Jeanne, além da representante do Deputado Federal Hidezaku Takayama.

O Presidente da Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER) Jorge Kensi e o membro do Conselho Deliberativo, o pioneiro Shiniti Numata, de 92 anos também prestigiaram a comemoração.

Além de agradecer a comunidade japonesa pelos trabalhos e esforços empregados no crescimento de Rolândia, o prefeito agradeceu a honrada visita do Consul e aproveitou para pedir ajuda ao deputado Nishimori nas ampliações do Parque Yumê. "As obras já começaram, mas precisamos de uma ajuda efetiva do Governo Federal pra que ela tenha uma continuidade. A comunidade japonesa merece o Yumê, Rolândia merece o Yumê", enfatizou o prefeito.

Durante o evento, o Consul falou sobre os estritos laços de amizade ao longo de mais de um século entre o Brasil e o Japão, ressaltando as virtudes dos imigrantes, como a honestidade o trabalho árduo na construção do Paraná. Ele também agradeceu aos brasileiros pela ajuda no Tsunami e no Terremoto que atingiu o nordeste do Japão em 11 de março.

O evento contou uma cerimônia religiosa, com a apresentação do excelente grupo de tambores japoneses, o Taiko, com corais japoneses e com comidas típicas. Membros de várias cidades da Aliança Cultural Brasil-Japão também estiveram presentes.

Última modificação em 20/06/2011