Prefeitura Municipal de Rolândia
Â
A cerimônia de abertura teve inÃcio à s 8h00, no Country Clube de Rolândia e contou com a presença de portadores de deficiência e autoridades, entre elas o Prefeito Johnny Lehmann, a Secretária da Assistência Social Fernanda Buranello, a Secretária da Educação Rosane Benazi, o Secretário da Infra-Estrutura Israel Biason Filho, a Secretária da Mulher e da FamÃlia Ilda Gibim, o Secretário dos Esportes Dirceu Mattos, a presidente da APAE/Rolândia, Neiva Puzzi Moser, e os vereadores Fábio Nogaroto e Eneide Huss.
Após a execução do Hino Nacional, traduzido simultaneamente por uma especialista em libras, o Prefeito discorreu sobre a importância das conferências que buscam por soluções e melhorias nas condições da vida da população com deficiência. "Quem convive diretamente com pessoas com deficiência, como eu, sabe das dificuldades diárias. Mas sabemos também da garra e da força dessas pessoas, que podem vencer e contribuir com seu trabalho para a sociedade", destacou o prefeito.
A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMDPPD), Maria José Ribeiro, destacou que, em Rolândia, há 389 deficientes intelectuais, na APAE; 49 deficientes visuais; 37 deficientes auditivos e 101 deficientes fÃsicos, somando-se o total de 576. "São para essas pessoas, entre vários outras, que trabalhamos. Nosso objetivo é melhorar, principalmente, as condições de acessibilidade e ajuda, facilitando a vida de todos", disse ela.
A advogada Elaine Real, cadeirante há mais de quinze anos, manifestou sua visão sobre os direitos dos portadores de deficiência: "Há muito a se fazer. Não é uma ou outra coisa que nos falta: é tudo. Por isso mesmo encontros como esse são importantes, pois temos como debater e procurar por soluções". Elaine é ex-atleta rolandense, tendo ganhado centenas de medalhas no passado pela equipe de atletismo da cidade.
Última modificação em 20/05/2011