ROLANDESES DEVEM SE VACINAR CONTRA A GRIPE

Em Rolândia, 7.500 pessoas que já completaram 60 anos de idade, 650 gestantes e 1.163 crianças de 6 meses até 2 anos de idade, devem se vacinar.

A campanha que começou no dia 25 de abril segue até o dia 13 de maio. Após esta data, as vacinas serão destinadas aos grupos de riscos que não foram contemplados no primeiro momento.

Em nome da secretaria, a Diretora de Vigilância em Saúde de Rolândia, Deise Tokano faz um apelo à população. "Pedimos à todas as pessoas que estão na faixa de vacinação, principalmente aos idosos, que procurem um posto de vacinação até o dia 13 e proteja-se contra a gripe e suas complicações", afirmou ela.

MENTIRAS - Não é verdade que a vacina "provoca" a gripe. O que pode ocorrer é uma pequena manifestação de sintomas e dor no local da aplicação, já que esta vacina é Intra-Muscular.

Não deve tomar a vacina quem estiver resfriado ou com gripe. A vacina não deixa ninguém doente, pelo contrário, proporciona proteção permanente contra o vírus da gripe específico da vacina. Muitos dizem que tomou a vacina e "pegou" a gripe. O que ocorre é que a pessoa adquire um outro tipo do vírus que não tinha proteção anterior através da vacina. Pessoas que sempre tomam a vacina da gripe, dificilmente apresentarão a doença no decorrer dos anos.

Última modificação em 05/05/2011