CONCURSO DE REDUÇÃO DE PERDAS NA SOJA É UM SUCESSO EM ROLÂNDIA

Atualmente, 16 municípios paranaenses, em parceria com o a Secretaria Estadual de Agricultura, promovem o evento. Na região, apenas Rolândia, Cambé e Ibiporã organizam o concurso, realizado pela Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em parceria com a Prefeitura de Rolândia.

A Emater, a Cocamar, a Rural Service e a Integrada realizaram um levantamento de campo da safra 2010/11 e constataram que, em 22 mil hectares de soja, houve uma estimativa de 3 milhões de sacas, representando 123 milhões no PIB do município.

Além do apoio ao evento, o Prefeito Johnny Lehmann elogiou os cuidados com as perdas da safra para geração de renda ao município. "A força do trabalhador do campo é essencial para a economia de Rolândia. Parabéns aos operadores e agricultores pela consciência de evitar as perdas e gerar lucros", elogiou o prefeito.

Também estiveram presentes ao evento o Presidente da Câmara de Vereadores, José Danilson Alves de Oliveira; o Chefe Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Octavio Cesário Neto; o Chefe Regional da Emater, Sérgio Carneiro; e o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Waldiceu Verri.

Os campeões do Concurso foram os operadores: 1º) José Pedro Gasparoti, com perda de 0,25 de saca por hectare; 2º) Márcio Cavallaro, com 0,26; e 3º) João Lucas de Longhi, com 0,29.

Segundo Gilberto São João, engenheiro agrônomo da Emater, a média de perdas ficou próxima do recomendado pela Embrapa. "A tecnologia da empresa tolera o limite de perdas de 0,75 sacas por hectare. Felizmente, com muito trabalho, estamos bem abaixo do índice suportado", comentou ele.

APOIO – Também foram parceiros do concurso: Sicredi, Banco do Brasil, Credicorol, Agro 100, Horizon, Agrícola Bavária, Unicampo, Sindicato Rural de Rolândia, Cooperativa Agroindustrial Integrada, Rural Service e Cooperativa Agroindustrial Cocamar.

Última modificação em 29/04/2011