PROFESSORES DE ROLÂNDIA TÊM FORMAÇÃO EM BRAILE E SOROBÃ

A parceria é da Prefeitura de Rolândia, por meio da secretaria de Educação, Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais de Londrina e região (CAP) e Núcleos de Educação de Londrina e Apucarana.

Para o prefeito de Rolândia esta união possibilita uma melhor qualidade de ensino para todos e impulsiona mudanças nas práticas educacionais. “Nosso objetivo é disponibilizar novos recursos e promover o desenvolvimento do potencial dos alunos. Acredito que todos só têm a ganhar com a formação”, afirmou o prefeito .

A formação de 48 horas em Rolândia possibilitou às professoras a oportunidade de conhecer a teoria e a prática da escrita, transcrição e leitura em Braile aprendendo a fazer uso também da reglete (lápis do cego) e da máquina de escrever para cegos.

“Os encontros foram muito produtivos graças ao empenho das professoras do CAP, Shirlei (que é deficiente visual) e da professora Lucidalva, que não mediram esforços para capacitar as professoras rolandenses”, declarou o secretário de Educação Marco Antonio dos Santos.

Em Rolândia, a Rede Municipal de ensino conta com um Centro de Atendimento Especializado em Deficiência Visual (CAEDV). O órgão funciona na Escola Vitório Franklin e atende os alunos com deficiência visual das 12 escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s).

SALAS MULTIFUNCIONAIS – Desde 2009, a secretaria de Educação cadastrou junto ao MEC as escolas municipais e CEMEIS para o recebimento das Salas de Recursos Multifuncionais. Rolândia foi contemplada e passou a contar com os equipamentos em dois CEMEI’s e em sete escolas do ensino regular.

A partir de 2011, as escolas e CEMEI’s de Rolândia começam a realizar um Atendimento Educacional Especializado (AEE) com a utilização dos materiais recebidos do Ministério da Educação.

Última modificação em 17/11/2010