ENTREVISTA MORADORES DO NORTE DO PR SERÁ ÚLTIMA ETAPA DA IMPLANTAÇÃO DO TREM PÉ-VERMELHO

A ligação ferroviária de 152 quilômetros cobrirá 13 municípios – Paiçandu, Maringá, Sarandi,? Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina e Ibiporã – atendendo uma população de cerca de 2 milhões de habitantes.

Para os próximos dias 22, 23, 24 e 26 de outubro, será realizada a Pesquisa de Demanda,? em que pesquisadores farão entrevistas com passageiros de linhas regulares de ônibus e usuários de veículos particulares que percorrem o trajeto traçado. ?

No primeiro caso, entrevistadores farão a pesquisa dentro dos ônibus e no segundo, equipes permanecerão nos postos da Polícia Rodoviária. O trabalho será coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina e conta com parceria de instituições da região, como Universidade Estadual de Londrina e de Maringá.

O coordenador de Projeto do Laboratório de Transporte e Logística da Universidade de Santa Catarina, Rodolfo Philippi, informa que o objetivo desta etapa da pesquisa é medir a demanda potencial de usuários do Trem Pé-Vermelho.

Segundo Paulo Thimóteo, coordenador executivo do projeto, "as entrevistas com os usuários do transporte coletivo e privado, moradores da região, constituirão a base de dados que ajudarão a avaliara viabilidade e implantação do transporte ferroviário regional de passageiros."

A pesquisa de campo conduzida pela Universidade Federal de Santa Catarina será efetivada por estudantes recrutados, através de convênio, pela? Universidade Estadual de Londrina? (UEL), e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

ARTICULAÇÃO REGIONAL -A articulação para a implantação do Trem Pé-Vermelho é feita, na região, pela Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos.? As discussões sobre a volta do trem de passageiros na região teve início há cerca de quatro anos.

Já foram realizados os estudos de viabilidade econômica, que apontaram que a região possui um padrão? de desenvolvimento social e econômico dos mais elevados do País.

Os estudos realizados até o momento identificaram que a região é atualmente atendida apenas por serviço de ônibus para o transporte coletivo de passageiros e que a viagem entre alguns municípios requer que o passageiro realize transbordo, o que exige embarque em mais de uma linha de ônibus. Os estudos apontaram ainda que a maior parte das? ligações é servida por uma mesma linha de ônibus e que a? frequência diária da maior parte de linhas oferecidas é de uma viagem/dia.

O diretor-executivo da Terra Roxa, Alexandre Farina, ressalta que o trem em estudo para ser implantado no Norte do Paraná trata-se de um veículo moderno, classificado como VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que atende a nova realidade da região. "Não tem nada a ver com aqueles trens lentos e antigos, que estão no imaginário das pessoas que chegaram a usar trem como veículo de transporte no Brasil", comenta.

A volta do trem de passageiros irá exigir também a implantação de novas e modernas linhas férreas.

TRENS REGIONAIS -O Programa de Trens Regionais do governo federal? selecionou duas regiões no país para instalar trens de passageiros, e uma delas é o trecho Paiçandu-Ibiporã. Os estudos são realizados pelo Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans), que recebeu R$ 800 mil do governo federal – R$ 400 mil para o Paraná e outros R$ 400 mil para o trecho que será construído entre Bento Gonçalves e Caxias (RS).

O projeto regional?é realizado em parceria com o Governo Federal, os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Trem Regional Londrina / Maringá, é um dos 14 projetos selecionados pelo governo federal em 2009, no âmbito do Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros, do Ministério dos Transportes.

Última modificação em 18/10/2010