Prefeitura Municipal de Rolândia
Na sexta-feira à noite, a feira multisetorial, o restaurante com pratos tÃpicos e o café colonial receberam duas mil pessoas para o primeiro dia de Oktoberfest. Na abertura do evento, o Centro Esportivo Emilio Gomes na Vila Germânica de Rolândia, foi palco da Banda Barril e das apresentações dos grupos folclóricos de dança Rotkappen e Weisser Schwan.
No sábado, cinco mil pessoas visitaram a Oktoberfest, que teve como atrações principais do dia, a abertura oficial com autoridades, uma queima de fogos de artifÃcio e as primeiras etapas dos concursos Lenhadores e o tradicional Chopp em Metro. O tradicional desfile com a rainha e as princesas da Oktoberfest foi no domingo de manhã. A secretária de cultura de Rolândia, Maria Luisa, conta que esse ano o desfile tinha como tema cidades da Alemanha: "Cada uma das vinte instituições que desfilaram representou uma cidade alemã. Assim, além de mostrar um pouco de si, elas contam sobre a história e identidade de Munique, Stuttgart, Hamburgo, Colônia, Nuremberg, dentre muitas outras cidades".
Para o presidente da Associação Comunitária da Oktoberfest, LuÃs Berbel, o fim de semana foi um ótimo começo para a festa. "Esperamos que o bom tempo continue, pois temos muitas atrações durante a semana toda, como bandas, dupla de sertanejo universitário, concursos de Chopp e Guaraná em Metro, apresentações e gincanas folclóricas e muito chope gelado!", enumera LuÃs Berbel.
Os ingressos para Oktoberfest custam R$ 6,00 a inteira e R$ 3,00 a meia entrada. O acesso ao restaurante central é livre, não sendo necessário comprar ingresso. Ganham entrada grátis, aqueles que estiverem com trajes tÃpicos (conferir regras no site do evento) ou comprarem uma refeição no restaurante, sendo um ingresso individual para cada prato consumido. O site da 23º Oktoberfest de Rolândia, www.oktoberfestderolandia.com.br, traz a programação completa, cardápio do restaurante, fotos de edições passadas, mapas com indicações de como chegar, notÃcias e outras informações sobre o evento.
CONCURSOS -Na 23º Oktoberfest de Rolândia, haverá três concursos que desafiarão o público: Chopp em Metro, Guaraná em Metro e Lenhador. Todos serão realizados em etapas eliminatórias separadas em masculino e feminino. A cada bateria, cinco participantes competem para se classificar para as finais, que serão no domingo. Para participar é necessário fazer as inscrições uma hora antes de cada etapa, elas não têm custos ou limite de competidores.
No Chopp em Metro, é preciso beber o mais rápido possÃvel 600 ml de chope. O prêmio é um barril de 30 litros de chope, tanto para os homens, quanto para as mulheres. Para as crianças, a Oktoberfest prepara o Guaraná de Metro, em que vence quem beber mais rápido 350 ml de guaraná. Outro concurso será realizado no evento e não envolve beber, mas sim força fÃsica e habilidades de serraria. No Concurso de Lenhador, duplas masculinas e femininas disputam para serrar o mais rápido possÃvel uma tora de madeira com um traçador.
GASTRONOMIA -Um dos aspectos mais importantes de um paÃs são suas tradições culinárias. Os pratos tÃpicos que serão servidos no restaurante central são o Eisbein (joelho de porco), Kassler (costelas suÃnas defumadas), Marreco de forno e Wurst (salsicha bock). O restaurante também servirá Chuleta e Frango Assado como opções de comida brasileira e terá um espaço com inspiração alemã para lanches mais rápidos e práticos.
Além do restaurante central, o Café Colonial mostrará outra apetitosa tradição européia, com receitas alemãs de doces, bolos, tortas, bolachas, tábua de frios, geléias, patês, pães, bebidas e o famoso apfelstrudel com chantilly. O espaço do Café Colonial promete trazer para os visitantes o espÃrito germânico de fazer essa refeição vespertina.
SUPERTANZTREFFEN -No fim de semana dos dias 16 e 17, o grupo cultural Rotkappen recebe grupos folcloristas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para participarem do 4º Supertanzttreffen e 4º Folkswettspiel. O Supertanzttreffen é um encontro dançante, em que cada grupo fará apresentações e no sábado à noite, participarão do baile, que é aberto à participação do público. O Folkwettspiel é uma gincana folclórica com provas que remetem à cultura alemã ou as atividades tÃpicas do processo de colonização da região norte do Paraná. As provas começam no sábado à tarde e continuam no domingo de manhã.
Última modificação em 11/10/2010