ROLÂNDIA RECEBE EXPOSIÇÃO “PARANÁ CAMINHOS DA HISTÓRIA E DA ARTE”

São 28 obras de artistas paranaenses e mais 100 peças históricas do estado. A obra mais antiga é um quadro denominado Queima de Marte, de 1902, pintado por Alfredo Andersen, norueguês que esteve no Paraná no final do século 19.

Com as presenças ilustres da secretaria de Cultura do Paraná Vera Mussi Augusto, do Presidente da Junta Comercial do Estado Julio Maito e ainda do prefeito de Rolândia , sua vice Sabine Giesen e a secretária de Cultura e Turismo de Rolândia Maria Luiza Muller, o evento traz achados arqueológicos e resultados de estudos que revelam como viviam os primeiros habitantes, antes da vinda dos europeus para a América.

A secretaria Vera Mussi, que foi homenageada na ocasião pelas colônias alemã, italiana, árabe e portuguesa, se mostrou entusiasmada com a exposição em Rolândia. "É muito bom estar no interior do estado do Paraná. Fui muito bem recebida pela cidade e espero que a exposição proporcione momentos de verdadeira magia aos moradores", afirmou a secretária.

O prefeito convidou a todos de Rolândia e região para prestigiarem a exposição. "É com muito orgulho que Rolândia recebe esta tão importante mostra de arte. Tenho certeza que os rolandenses apreciarão muito as obras expostas no Museu Municipal", declarou o prefeito.

Apresentações musicais ao vivo das cantoras Karina Branco de Rolândia e Alexandra Durello Banache de Londrina e do coral Roland Singt abrilhantaram o evento. O projeto "Paraná - caminhos da história e da arte" é uma exposição de cunho didático, que busca divulgar, promover e valorizar o patrimônio histórico e cultural do Paraná, proporcionando ao público conhecer sua história, suas raízes e cultura.

PRESENÇAS -Também estiveram presentes ao evento a coordenadora da região Metropolitana de Londrina Elza Correia, o deputado estadual Waldyr Pugliesi, o Coronel Rubens Guimarães, o presidente da ACIR João Roberto Mungo, a diretora Geral da Secretaria de Cultura do Estado Sonia Amamoto Shigueoka, Roseli Bassler diretora do Museu Alfredo Andersen e coordenadora do projeto, o presidente de partido local Waldemar Moraes e o relator da Junta de Rolândia José Luiz Anselmo.

SERVIÇO –O Museu municipal de Rolândia está aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Duque de Caxias, 444. Mais informações e agendamento de visitas pelo telefone (43) 3255 5516.

Última modificação em 20/08/2010