SAÚDE DE ROLÂNDIA INTENSIFICA GUERRA CONTRA A DENGUE

De acordo com a secretária de Saúde Tânia Aroceno durante as visitas, as equipes fornecem selo de identificação de um ambiente livre de possíveis criadouros do mosquito o transmissor da dengue. "O selo terá validade de 30 dias. Os locais que apresentarem situações de risco, não receberão o selo e serão notificados pela vigilância sanitária do município de acordo com a lei municipal", afirmou a secretária.

CUIDADOS -O paciente com os sintomas e suspeita da doença deve procurar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde distribuídas pela cidade e não ingerir nenhuma medicação sem a prescrição médica.

Os casos de maior complicação em crianças são encaminhados para o Hospital São Rafael, pois as equipes estão capacitadas para tratar do paciente com a doença.

SINTOMAS -Geralmente, a primeira manifestação é a febre (de 39 a 40ºC), seguida de dor de cabeça, dor nas articulações, perda de apetite, náuseas e vômitos. Alguns aspectos clínicos podem estar relacionados com a idade do paciente. A dor abdominal generalizada pode ocorrer, principalmente, nas crianças. A duração da doença varia de 5 a 7 dias. Geralmente com o desaparecimento da febre ocorre a regressão dos sinais e dos sintomas, podendo ainda persistir a fadiga.

Última modificação em 06/08/2010