ROLANDENSES DEVEM SE PREPARAR PARA CENSO 2010

A fase preparatória da operação teve início em 2007 e os trabalhos foram intensificados a partir de 2008. A coleta está fixada para começar em 1º de agosto de 2010 e o início da divulgação dos resultados em dezembro do mesmo ano. Em Rolândia, não será diferente. Os moradores devem ficar atentos para receber os recenseadores.

Segundo Antônio Norberto Schneider, Chefe da Agência do IBGE em Arapongas, para acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade brasileira nos últimos dez anos, o Censo Demográfico 2010 trará novas perguntas à população.

"A novidade deste ano é que os cidadãos vão ter a opção de responder ao questionário pela internet. Para isso é necessário receber as devidas instruções e o código de acesso fornecido pelo recenseador do IBGE", explicou o o chefe do IBGE de Arapongas que abrange a cidade de Rolândia.

PERGUNTAS – Haverá questionamento sobre o registro de nascimento, união entre pessoas do mesmo sexo, computadores domiciliares com acesso à internet, emigração internacional, acesso a programas de transferência de renda do governo. Este será o primeiro censo totalmente informatizado: os recenseadores vão contar com um computador de mão e GPS para trabalhar. Eles vão visitar aproximadamente 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios do país.

O questionário básico terá 16 perguntas e será aplicado em todos os domicílios brasileiros. O questionário da amostra terá 81 perguntas e será respondido por parte da população.

NÚMEROS - No último censo demográfico realizado pelo IBGE, em 2000, Rolândia tinha 49.410 pessoas residentes na cidade. Foram visitados pelos recenseadores 13.997 domicílios, com uma média de 3,5 moradores por domicílio. As mulheres representavam 50,7 % da população e os homens, 49,3%. Rolândia tinha 646 mulheres a mais que homens.

Última modificação em 26/07/2010