ROLÂNDIA É BENEFICIADA COM RECURSOS DO PRONASCI

Os convênios, no valor total de R$ 14,3 milhões, serão destinados a estruturação e instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) com sistema de videomonitoramento, reaparelhamento das Guardas Municipais e Projeto de Proteção a Jovens em Território Vulnerável (Protejo). Ao chegar ao evento, o ministro da Justiça anunciou mais R$ 4 milhões de reais para o Consórcio, o que totalizou um investimento de R$ 18 milhões de reais na Região Metropolitana de Rolândia.

"O presidente do Consórcio Johnny Lehmann está de parabéns pela condução ética e responsável de formatação tanto dos projetos como do próprio CISMEL. Esta experiência realizada na Região Metropolitana de Londrina servirá de exemplo para todo o Brasil", declarou o ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto.

Os recursos e os projetos fazem parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, que pela primeira vez destina recursos para uma região fora de capitais do país.

"Com a liberação destes recursos, nos vamos trabalhar na prevenção da criminalidade e buscar oferecer mais segurança aos moradores da região", afirmou o presidente do Cismel Johnny Lehmann ao agradecer também a todos que participaram do processo de formação do consórcio.

"Temos muito a agradecer aos prefeitos, equipe técnica das prefeituras e também do ministério em Brasília na pessoa do Juarez Pinheiro, às Câmaras dos Vereadores de todas as cidades, também ao ex-ministro da Justiça Tarso Genro, ao atual Luiz Paulo Barreto e ao presidente Lula", destacou o prefeito de Rolândia em seu pronunciamento.

Ainda segundo Johnny, o consórcio já deve começar a preparar um novo pacote de projetos para serem encaminhados ao governo Federal para que mais recursos sejam liberados para a Região Metropolitana de Londrina.

CONHEÇA OS PROJETOS –PROTEJO: atender adolescentes e jovens com idade entre 15 e 24 anos, expostos à violência doméstica e/ ou urbana, em cumprimento de medidas sócio-educativas ou de penas alternativas, egressos do sistema prisional, em situação de rua. Neste projeto serão realizadas atividades culturais, esportivas, cursos profissionalizantes e os jovens recebem uma bolsa de R$100,00 por mês. Investimento no total de R$ 6,7 milhões.

GGI-R: Implantação do Projeto denominado Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGI-R) e instalação de videomonitoramento nos 10 municípios do Cismel. Investimento no total de R$ 4,25 milhões.

REAPARELHAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL: Visa aparelhar as Guardas Municipais de Apucarana, Arapongas e Londrina, com aquisição de equipamentos, veículos, um sistema de comunicação para integrar as Guardas Municipais dos três municípios, equipamentos de segurança, vestimentas e instalação de um Centro de Treinamento para os agentes de segurança o qual atenderá a todos os municípios que tenham ou venham a ter Guarda Municipal. Investimento no total de 3,4 milhões.

CISMEL -Criado em novembro de 2009 por municípios do Norte do Paraná, o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública de Londrina e Região (Cismel) é o primeiro consórcio intermunicipal para esta área do país.

O Cismel é uma pessoa jurídica, de direito público, que passa a integrar a administração indireta de cada um dos municípios consorciados, assemelhando-se às autarquias. Via consórcio, os municípios têm mais facilidade para gerir os recursos públicos, além de preferência na transferência dos recursos federais.

Última modificação em 01/07/2010