PREFEITURA FAZ PARCERIA PARA TER APL DO SETOR DO ALUMÍNIO

Atendendo a um pedido do prefeito Johnny Lehmann, o secretário de Desenvolvimento Econômico Ernesto Nogueira já se reuniu com os técnicos do SEBRAE e do SENAI. As primeiras reuniões aconteceram para determinar as diretrizes do projeto e a pesquisa de mercado do alumínio na cidade.

Várias visitas aos empresários já foram realizadas e a coordenação do segmento metal mecânico da FIEP já esteve em Rolândia. O gerente Almir Gaspar Schenfeld de Londrina e o coordenador Jerri Chequin de Curitiba orientaram o andamento da programação. "Os empresários precisam descobrir que podem também trabalhar juntos em gestão, conhecimento, transferência tecnológica e até cooperativismo", disse Jerri Chequin.

Rolândia é reconhecidamente forte no setor de alumínio. Ao todo são 17 empresas que geram aproximadamente 400 empregos diretos. Segundo o secretário Ernesto Nogueira o projeto irá beneficiar tanto os empresários como também os moradores. "Será uma ótima oportunidade para as empresas conseguirem menores preços no mercado e investir mais, gerando emprego e renda na cidade", explicou o secretário.

Para que os objetivos sejam alcançados é fundamental a participação do empresariado rolandense. "Nada disso terá sentido se os nossos empresários do setor não participarem. Por tanto desde já convido os proprietários das empresas para que se juntem à administração neste importante passo para o desenvolvimento de Rolândia", afirmou o prefeito Johnny Lehmann.

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL- APL é o termo que se usa para definir uma aglomeração de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localiza em um mesmo espaço geográfico. Os APLs mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, contando também com apoio de instituições locais como Governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS - A formação do Arranjo Produtivo Local conquista ótimos resultados em outros municípios da região. Em Apucarana o APL gira em torno das fábricas de boné, em Arapongas das fábricas de móveis e em Pato Branco e Engenheiro Beltrão os resultados são excelentes no ramo do alumínio como será o caso de Rolândia.

Última modificação em 23/06/2010