SAÚDE DE ROLÂNDIA PEDE ATENÇÃO NO COMBATE A HANSENÍASE

Além do trabalho de tirar dúvidas, distribuir folhetos e orientar a população, os profissionais de saúde estão à disposição na secretaria de Saúde situada na Rua Alzira Tiburski, 102, antigo Hospital São Judas Tadeu e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O prefeito de Rolândia Johnny Lehmann afirmou que a administração valoriza as pessoas envolvidas no combate à hanseníase. "Precisamos motivar a sociedade para os problemas que estão presentes no dia-a-dia. A realidade mostra que temos que fazer mais, para nos livrarmos desta doença", destacou Johnny.

SAIBA MAIS - Trata-se de uma ação preventiva, para lembrar que é preciso detectar a hanseníase o mais precocemente possível.

"Quanto mais cedo for descoberta, mais rápido a doença reage ao tratamento e menos sequelas o paciente terá", explicou Eloísa Roberta Ruffo coordenadora dos Programas da Saúde na cidade.

Ela lembra que a hanseníase é uma doença infecto-contagiosa crônica, que atinge, principalmente, as células cutâneas e células dos nervos periféricos, mas tem tratamento e cura.

"A hanseníase se manifesta, inicialmente, através de manchas dormentes brancas ou avermelhadas na pele e o tratamento é feito de graça nos postos municipais de saúde, sem necessidade de internação, a não ser em casos especiais", completou a coordenadora.

HISTÓRICO – Casos Novos confirmados de hanseníase de 2006 a 2009 em Rolândia:?Fonte: SINAN/VE Rolândia?

Ano    Número de Casos

2006       04