Agora é oficial,Rolândia está no PRONASCI

O dia 05 de novembro de 2009 entra para a história como o dia em que começamos a resolver o problema da segurança pública em toda a região metropolitana de Londrina", afirmou Johnny em seu discurso.

O prefeito de Rolândia fez questão de defender os interesses dos moradores de toda a região.

"Como presidente do Cismel, acredito que para combater a violência, precisamos de ações amplas e firmes na área da segurança e na área social. Para isso, é fundamental uma parceria entre Federação, Estado e Município. O que todos queremos é uma vida de paz e justiça social. Só assim poderemos falar de uma sociedade com oportunidades para todos", explicou Johnny Lehmann.

Trata-se do primeiro Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública em todo o Brasil fora das capitais. "Nós queremos transformar este consócio em um exemplo para o país", destacou o ministro da Justiça Tarso Genro.

Segundo o ministro, ainda não há um valor específico para ser destinado ao consórcio, mas garantiu que algum repasse será feito até dezembro.

BENEFICIADOS - A adesão dos nove municípios ao Pronasci é um importante passo para oferecer mais segurança aos moradores de toda a região, que inclui os municípios de Londrina, Rolândia, Cambé, Tamarana, Arapongas, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho e de Ibiporã.

Desde março, as prefeituras da região e a Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina buscam a inclusão dos 9 municípios no Programa Nacional. A iniciativa é inédita no enfrentamento à criminalidade no país, porque articula políticas de segurança com ações sociais, priorizando a prevenção.

Última modificação em 06/11/2009