Prefeitura Municipal de Rolândia
O Movimento Escoteiros é um Movimento mundial de Educação não formal, existe há 112 anos no mundo, tendo participação de 40 milhões de famílias. No último sábado dia 16/11 a União dos Escoteiros do Brasil/PR realizou em Rolândia a segunda etapa da formação de Treinamento Avançado para Chefes/ Escotistas, participaram do evento 34 pessoas de várias cidades do Paraná e 14 instrutores. Entre os participantes e organizadores da formação estavam, José David de Ferreira Bandeira e Irineu Muniz de Resende Neto Diretor Presidente da UEB/PR, ambos de Curitiba. No treinamento além de muito estudo estava previsto uma “Ação de Desenvolvimento Comunitário” com a Secretaria Municipal de Educação e Escoteiros do Brasil – Região Paraná.
Foram selecionadas três instituições onde ocorreram as seguintes ações:
- Centro Municipal de Educação Infantil “São José” – doação de brinquedos e livros.
- Escola Municipal Dr. Vitório Franklin – pintura de jogos e recreação no pátio
-Escola Municipal Arthur da Costa e Silva – pintura no pátio e pintura no muro de quadro negro/giz para utilização das crianças.
Segundo Irineu e José David a proposta do trabalho é “fazer fazendo”, ou seja os grupos se organizaram e planejaram toda a ação que culminou neste sábado. Na conversa com a Secretária Municipal de Educação Silvia Unbehaun Püschel, foi ressaltado a importância de ações comunitárias, bem como as parcerias e corresponsabilidades de poder público, cidadãos e famílias. Foi lançado também a ideia de estudo para implantação de um trabalho com escotismo com alunos da rede municipal. Em Rolândia o Grupo Guarani é o 1º avançado do Norte do Paraná já com 50 anos de existência. Uma das especificidades e características do movimento Escoteiros é que o trabalho propõe o envolvimento das crianças e jovens e suas famílias, pois a proposta é um trabalho conjunto entre as mesmas. O trabalho com o escotismo é desenvolvido com crianças a partir de 6 anos e meio. A Secretaria de Educação por meio da gestão das Escolas agradeceu os Escoteiros pela Ação de desenvolvimento Comunitário, ações como esta contribuem para a melhoria das nossas instituições e responsabiliza e incentiva novas ações também de outros grupos. O desafio agora é desenvolver novas ações com maior participação e envolvimento da comunidade escolar.
Última modificação em 21/11/2019