Saúde de Rolândia divulga novos números da Gripe A

Foi na terça-feira (11), na Santa Casa de Arapongas. A vítima foi uma mulher de 35 anos.

Casos

Segundo dados do setor da Vigilância em Saúde desta quinta-feira (13), a cidade de Rolândia está com 350 casos suspeitos. Sete casos foram confirmados como sendo positivos. Porém, cinco casos já receberam alta, já saíram do isolamento e passam bem. Dois casos ainda estão em observação.

Ações da Secretaria

As Unidades de Saúde de Rolândia estão informando a população e atendendo os pacientes com quadro de gripe de forma diferenciada. Profissionais de saúde foram contratados para atender exclusivamente os casos de suspeitos da gripe A. Equipamentos de proteção individual foram comprados para garantir a segurança da população rolandense, dos profissionais de saúde e dos contatos de casos suspeitos.

Cuidados

Toda a população deve evitar os eventos em locais fechados, não ir à shopping, cinema e outros locais onde haja aglomerados de pessoas.

O vírus está predominante e atitudes de distanciamento social são indicadas neste momento. Além disto, a orientação também grande quanto à higienização. A população tem que adquirir o costume de usar sempre lenço de papel ao tossir ou espirrar, lavar sempre as mãos, uso do álcool em gel entre outras medidas preventivas. Isto deve fazer parte do cotidiano de todo cidadão. SEMPRE, e não apenas em tempos de gripe. Quem apresentar sintomas como: Febre alta (acima de 38º), dor de garganta, tosse, dor muscular, dor de cabeça, calafrios, coriza, deve procurar um serviço de saúde para ser atendido.

Última modificação em 17/08/2009