Prefeitura de Rolândia suspende atendimento
Â
"Entendemos a suspensão dos serviços como uma medida preventiva, responsável e de proteção à saúde da população rolandense. Fico preocupado ao ver aglomeração de pessoas neste momento em que as orientações dos órgãos competentes são justamente para evitarmos estes locais. A doença não é brincadeira e nós precisamos nos conscientizar do perigo. Tenho certeza que a população vai compreender e apoiar nossa decisão", afirmou o prefeito Johnny Lehmann.
O fechamento das repartições públicas que executam serviços internos e externos foi feito em Rolândia por meio de decreto. Todos os eventos, palestras e cursos relacionados às secretarias da prefeitura também foram cancelados.
Â
Casos
Segundo dados do setor da Vigilância em Saúde nesta segunda-feira (10), a cidade de Rolândia está com 170 casos suspeitos. Cinco casos foram confirmados como sendo positivos. Porém, todos estes cinco casos já receberam alta, já saÃram do isolamento e passam bem. Isto só foi possÃvel graças ao trabalho de acompanhamento e orientação dos profissionais da saúde de Rolândia.
Â
Cuidados
Quem estiver com febre alta, tosse, dor de garganta, acompanhado de mais 2 sintomas de gripe, são pacientes que se classificam como suspeito da gripe A. Estes, devem procurar um atendimento médico. Os casos suspeitos são orientados a ficarem em casa, em isolamento domiciliar por 7 dias após o inÃcio dos sintomas e com todos os cuidados necessários como:
* Uso de máscara constante;
* Lavar sempre as mãos;
* UtensÃlios separados e bem higienizados;
* Não receber visitas em casa;
* Seguir corretamente as orientações médicas - uso de medicação prescrita;
A colaboração da população é muito importante. Os pais não devem levar seus filhos e acompanhantes sadios aos postos de saúde, pois o risco de contaminação com o vÃrus grande. As crianças devem ficar em casa. Os ausentes da escola não devem ir a outros locais onde há aglomeração de pessoas.
Última modificação em
17/08/2009